Análise das percepções de educadores sobre relações dos alunos com o saber e com a instituição escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6912

Palavras-chave:

Relação com o saber, Instituição Escolar, Biografização, Formação de professores, Novas tecnologias digitais

Resumo

O texto que se segue é uma reflexão sobre o resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado realizado junto à Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot e junto à Université Paris 13, sob a co-supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger em 2019. O objetivo é analisar as percepções de educadores brasileiros a partir de dados construídos com professores da educação básica da cidade de Araraquara, e professores franceses, da cidade de Paris e arredores, que tinham em comum o fato de trabalhar em escolas de periferia – no caso brasileiro – e em Collèges da Rede de Educação Prioritária (REP) – no caso dos professores franceses, com base na teoria da relação com o saber (CHARLOT, 2000) em associação com a perspectiva da biografização (DELORY-MOMBERGER, 2008). O método utilizado foi a pesquisa biográfica de tradição francesa (PINEAU, 2006, DOMINICÉ, 2006, DELORY-MOMBERGER, 2016). Algumas conclusões extraídas da pesquisa indicam que os docentes percebem que há uma concorrência entre os saberes escolares e as informações midiáticas como oportunidades e desafios para o trabalho pedagógico que realizam. Também destaca-se que há professores com profundas clivagens subjetivas (JANET, 2005, BLEUER, 1911, FREUD, 1969, FERENCZI, 1986) produzidas no desempenho da função docente, trabalhando com alunos com clivagens produzidas ao longo da vida, sobretudo nas relações vividas no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Flávio Caetano da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger, em 2019. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos curso de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa ?Educação, Cultura e Subjetividade? nos seguintes temas: Relações com o saber; Formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares; Políticas Públicas e Administração Escolar, Financiamento da Educação Básica, Teoria da Administração da Educação; Discurso e Subjetividade.

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Filme

O show de Truman; Peter Weir; Scott Rodin e Adam Schroeder; EUA; Universal Picture; 1998; 1 DVD.

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

SILVA, Flávio Caetano da. Análise das percepções de educadores sobre relações dos alunos com o saber e com a instituição escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6912169, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6912. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6912. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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