Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação (Between subjectivities and cultures: a new line of research for education)

Autores

  • Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa UFSCar
  • Ana Cristina Juvenal da Cruz UFSCar
  • Anete Abramowicz UFSCar
  • Antônio Álvaro Soares Zuin UFSCar
  • Flávio Caetano da Silva UFSCar
  • Luiz Roberto Gomes UFSCar
  • Maria Cecilia Luiz UFSCar
  • Nilson Fernandes Dinis UFSCar
  • Sandra Aparecida Riscal UFSCar
  • Tatiane Consentino Rodrigues UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992334

Resumo

This article is a collective production by members from research line "Education, Culture and Subjectivity" of the Post-Graduation Program in Education at UFSCar (Federal University of São Carlos), Brazil, and it presents the thoughts of its members on the process of constitution of this research line. The researchers from the group present different theoretical references constituted by Frankfurtian Critical Theory, based mainly on the writings of Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, and Axel Honneth; by the studies of Max Weber and Bourdieu; and by the analytical references on discourse and power from the studies of Michel Foucault, and by the critique to racialization, by Frantz Fanon. These authors were critical to the social forms of power and control, materialized in the individuals´behaviors, who, by internalizing certain disciplinary processes, actively made effort to be passively controlled and directed by authoritarian words.

Keywords: Education, culture and subjectivity. Post-Graduation. Curriculum.

Resumo

O artigo é uma produção coletiva dos membros da linha “Educação, Cultura e Subjetividade” do Programa em Pós-Graduação em Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Brasil, e apresenta as reflexões dos seus professores e professoras sobre o processo de constituição dessa linha. Os pesquisadores e pesquisadoras da linha apresentam diferentes referenciais teóricos constituídos pelos estudos de Friedrich Nietzsche; pela Teoria Crítica frankfurtiana, fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Axel Honneth; pelos estudos de Max Weber e Bourdieu; pelos referenciais analíticos sobre discurso e poder dos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze e pela crítica à racialização de Frantz Fanon. Esses autores foram críticos contumazes às formas sociais de poder e de controle que se materializavam nos comportamentos dos indivíduos que, ao internalizarem determinados processos disciplinares, se esforçavam ativamente para que passivamente continuassem a ser controlados e dirigidos por palavras de ordem autoritárias.

Palavras-chave: Educação, cultura e subjetividade. Pós-Graduação. Currículo.

References:

BARTHES, R. A Morte do Autor. In: ______. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: _______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. pp. 222-232.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: _______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. pp. 222-232.

DELEUZE, G. Que és un dispositivo? In: BALIBAR, E. et al. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1999.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora UFBA, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FOUCAULT. M. O que é um autor?. In: ______. Ditos e escritos III: Estética - literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

GOETHE, J. W. V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2009.

PPGE: Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar, Comissão de Reestruturação do PPGE, Convocatória – Seminário de Reestruturação do PPGE-UFSCar, 04/12/2008a.

PPGE: Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar, Comissão de Reestruturação do PPGE, Título provisório das linhas de pesquisa e pesquisadores envolvidos, 11/12/2008b.

ROUANET, S. P. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

COSTA, A. V. P. de A. P.; CRUZ, A. C. J. da; ABRAMOWICZ, A.; ZUIN, A. Álvaro S.; SILVA, F. C. da; GOMES, L. R.; LUIZ, M. C.; DINIS, N. F.; RISCAL, S. A.; RODRIGUES, T. C. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação (Between subjectivities and cultures: a new line of research for education). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 429–438, 2017. DOI: 10.14244/198271992334. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo
##plugins.generic.dates.received## 2017-07-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-07-11
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>