Uso de metáforas e o reconhecimento do papel do professor em sala de aula na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6741

Palavras-chave:

Docência; Formação inicial; Valorização docente; Processos formativos.

Resumo

A reflexão deve ser parte da formação inicial e segue durante o desenvolvimento profissional, sendo importante no processo formativo. Nos cursos de licenciatura é fundamental espaços que garantam reflexões acerca do papel do professor em sala de aula, para que os alunos pensem em como suas ações e seus pensamentos implicam na identidade docente e na sua práxis. Uma das vias é a utilização de metáforas. Diante deste cenário, foi proposto esta pesquisa, envolvendo 25 licenciandos, em três disciplinas de formação inicial, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no intuito de investigar as concepções de alunos em formação docente acerca do papel do professor em sala de aula. Para tanto, os alunos receberam uma mini maleta fechada, contendo alguns elementos em seu interior: pedaço de elástico, pacote com lantejoulas, pacotinho de bala goma, apito, borracha, espelho, flor plantada num vaso, caneta marcadora permanente, post it, caixinha de lápis giz de cera, apontador, relógio, régua, pente, tesoura, letras e números diversos; e, uma cédula de dinheiro infantil. Após, foi solicitado aos alunos para abrirem a maleta e discutirem metaforicamente os mesmos, relacionando-os ao papel do professor na sala de aula. As reflexões foram registradas, socializadas e analisadas. Os resultados identificaram algumas características: ser flexível, criativo, saber chamar atenção, estabelecer limites, motivar, ter prazer em ensinar, estabelecer boas relações afetivas, respeitar a diversidade, respeitar o tempo da aprendizagem, reconhecer que ainda está em formação profissional, pode errar e corrigir. As metáforas contribuíram como potencial pedagógico para estimular as reflexões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões

Doutora em Educação em Ciências

Luciana Richter, UFSM

Doutora em Educação, Universidade Federa de Santa Maria

Referências

ALVES, Marta; CASTRO, Paulo. Criatividade: histórico, definições e avaliação. Revista Educação [on-line], v. 10, n. 2, p. 47-58, 2015.

ANDRADE, Adriano Dias de. A Metáfora no discurso das ciências. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; PASSOS, Laurizete Ferragut. Professor Formador, Mestre Modelo? Anais... In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, Constituição brasileira, direitos humanos e educação: resumo. Rio de Janeiro, 2008

AQUINO, Júlio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003. 237 p.

ARAÚJO-SILVA, Fabiana Barros. Trabalho pedagógico e criatividade em matemática: um olhar a partir da prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília – PPGE/FE/UNB. Brasília, dezembro de 2016.

Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto.1996.

BACHERT, Cristina Maria D'Antona; WECHSLER, Solange Muglia; MACHADO, Wagner de Lara. Construção e validação do Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP). Psico, Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 56-67, 2016

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BORGOBELLO, Ana, PERALTA, Nadia; ROSELLI, Nestor. El estilo docente universitario en relación al tipo de clase y a la disciplina ense-ada. Libertabit, v 16, n1, p. 7-16.2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuine. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CATANI, Denice Barbara, BUENO, Belmira e SOUSA, Cyntia. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. Nº 111, p. 151 - 171, dez. 2000.

COSER, Orlando. As metáforas farmacoquímicas com que vivemos: ensaios de metapsicofarmacologia. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. p. 144

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

O’CONNOR, Joseph; SEYMOUR, John. Introdução à Programação Neurolinguística. São Paulo: Summus, 1995.

FLORES, Maria Assunção. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, Maria Cecília; PACHECO, José Augusto; EVANGELISTA, Maria Olinda. O. (Orgs.). Formação de Professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um Sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GENRO, Maria.; CAREGNATTO, Célia Elizabete. Educação na e para a diversidade: nexos necessários. In: CAREGNATO, Célia Elizabete; BOMBASSATO, Luis Carlos. (org.). Diversidade culturas: viver as diferenças e enfrentar as desigualdades na educação. Erechim: Novello & Carbonelli, 2013.

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês Goldschmidt; MURÇA, Jenyffer Soares Estival Murça, GONTIJO, Lucas Salvino Gontijo; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; PARANHOS, Rones de Deus. Entre riscos e rabiscos: concepções sobre a imagem docente. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. vol. 6, n. 1. jan./jun. 2016.

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Professores como cerrado: a cada chuva

o esplendor da primavera. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática v.12 (24) Jan-Jul 2016. p.26-38

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2a ed., Porto: Porto. 2000.

Imbernón. Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo:Cortez.2011.

LEFONE, Fatima Ramalho. Identidade docente: a idade da complexidade. Cadernos de Educação, v.15, n. 30, jan.-jun. 2016

LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Afetividade e mediação pedagógica. Anais... In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 16., 2012, Campinas, 2012.

LEITE, Sérgio Antonio da Silva; TAGLIAFERRO, Ariane Roberta. A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010

LIBÓRIO, Ana Clara Oliveira. As interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala de aula: possíveis relações. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília. 2009.

LIMA, Maria Socorro Lucena. O estágio nos cursos de licenciatura e a metáfora da árvore. Pesquisaeduca, Santos, v.1, n.1, p.45-48, jan-jun, 2009

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Seilma. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -v 3, n 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

MORANDI, Franc. Modelos e métodos em Pedagogia. Tradução de Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 2002.

MOTA, Ednacelí Abreu Damasceno. O Escritor e seu Outro. In: Porque Escrever é Fazer História: revelações, subversões, superações. Guilherme de Val Toledo Prado; Rosaura Soligo, Alinea. 1 ed, 2007.

NAVAS, M. D. C. O. Desenvolvimento de competências e certificação. In: ZAYAS, E. L. B. (Org.). O paradigma da educação continuada. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 87-113

NÓVOA, Antonio. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA. António (org.) Vidas de Professores. Portugal : Porto Editora, 1992.

OESTREICH, Laura; COSTA, Daniela; GODSCMIDT, Andréa Inês. O olhar cuidadoso do educador: caminhos percorridos. Confresa Revista Prática Docente. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus v. 3, n. 1, p. 366-385, jan/jun 2018.

PALHARES, Cristina. O professor de A a Z – hoje: Empático, Flexível, Grande e Humanistam. Correio do Minho. Braga, 28 de fev. 2023, às 06h00. Disponível em https://correiodominho.pt/cronicas/o-professor-de-a-a-z-hoje-emptico-flexvel-grande-e-humanista/14848

PARRAT – DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2011.

PINTO, Heloysa. Emoção e ação pedagógica na infância: contribuição de Wallon. Temas em Psicologia, n. 3, 1993.

PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELE, Maria Sílvia Bacila. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 23-34, ago./dez. 2014.

RAUFELDER, Diana.; DRURY, Kate.; JAGENOW, Danilo.; HOFERICHTER, Fances.; BUKOWSKI, William. Development and validation of the Relationship and Motivation (REMO) scale to assess students' perceptions of peers and teachers as motivators in adolescence. Learning and Individual Differences, v. 24, p. 182-189, 2013

RIBEIRO, Marinalva Lopes. Afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 403-412, jul./set. 2010.

SCRIPTORI, Carmen Campoy. Aspectos Pedagógicos e Práticas Escolares para o Desenvolvimento da Cooperação e da Autonomia. In: CUNHA, Jorge.; DANI, Lúcia Escola: conflitos e violências. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008

SILVA, Benedito Antonio. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia (org.). Educação matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2012. p. 49-75.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1986

TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 85ª ed. São Paulo: Integrare, 2006.

TREVISOL, MariaTeresa; SOUZA, Elizangela. A relação entre professor e aluno e a importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem. Unoesc & Ciência - ACHS Joaçaba, v. 6, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2015

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo:1993. (Cadernos pedagógicos do Libertad).

VASCONCELOS, Mario Sérgio. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. Educação & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 616-620, 2004.

WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n.15, p. 179-188, 2002.

Downloads

Publicado

13.10.2024

Como Citar

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; RICHTER, Luciana. Uso de metáforas e o reconhecimento do papel do professor em sala de aula na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6741115 , 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6741. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6741. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.