Formação continuada de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental: uma inscrição em outra cultura formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6654

Palavras-chave:

formação continuada; anos iniciais; cultura formativa; laboratório.

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar o processo de formação continuada desenvolvido com professores do Ensino Fundamental, de um município no sul do Brasil, em um Laboratório de Docências (XXX). A proposta é um recorte de uma investigação mais abrangente, que pretende mostrar a potência de desenvolver experimentos sobre docências em um laboratório, por meio de uma pesquisa formativa e que envolve processos de (de)formação. O corpus empírico foi construído a partir das respostas dos sujeitos de pesquisa a um questionário on-line em articulação com as transcrições dos encontros realizados em duas fases do Laboratório (2022 e 2023). O referencial utilizado decorre de estudos sobre docências e formação de professores em uma perspectiva pós-estruturalista. As análises foram desenvolvidas tendo por inspiração a análise de discurso foucaultiana e conceitos dos campos mencionados, especialmente os conceitos de hipercrítica, experimento, experiência e exercício de pensamento. Os dados até agora indicam que outras formações, outras docências e outros modos de ser professor e de ser professora precisam ser gestados, também, em outra cultura formativa, nas escolas de Educação Básica e, principalmente, na formação de professores. Com esse argumento, o texto procura mostrar, com dados empíricos, os desafios de implantação do Laboratório de Docências, evidenciando que uma outra cultura formativa é necessária para que ocorram transformações, tanto na formação inicial de professores, quanto na formação continuada, foco deste artigo.

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Biografia do Autor

Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Possui graduação no curso de Pedagogia - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e graduação no curso médio de Teologia - Bacharelado pelo Seminário Teológico SDC/ES. É bolsista integrante da CAPES/Proex, integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças - GIPEDI/CNPq. Foi bolsista de Iniciação Científica Unibic/Unisinos (2013-2015) e bolsista Pibic/CNPq (2016-2017). Trabalha com temáticas relacionadas à constituição da docência do professor iniciante e das docências contemporâneas. Tem experiência na área de Educação Infantil e Anos Iniciais.

Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (UNISC) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional (1979) pela Universidade de Passo Fundo- (UPF.). No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral. É professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS) na Linha de Pesquisa II: Formação, pedagogias e transformação digital do PPGEDU. Onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (de outubro de 2016 até agosto de 2020), e orienta mestrado e doutorado. Coordenou a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (2016 - 2020), e coordenou o DINTER - Frederico Westhphalen (2016 - 2020) e o DINTER IFRS (2016 - 2019). Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: relação universidade escola, currículo, formação de professores, docências contemporâneas, pedagogias culturais, práticas pedagógicas. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq/Unisinos. Na UFRGS participa do NECCSO/CNPq. Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Red De Inducción A La Docencia...(Espanha) e a rede Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Digitais em Educação CAFTe (Portugal) e a Rede internacional de Cidades que educam e transformam (Portugal e países de língua portuguesa). Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015 e esteve na vice coordenação do GT 13 de 2012-2013. Foi suplente do Comitê Científico neste GT, onde atua como ad hoc. Foi coordenadora do Eixo 10- Ensino Fundamental da ANPED-Sul em 2018 UFRGS/RS e em 2022 UNOESTE/PR. Desde 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED Educação. Faz parte do comitê assessor de Educação da FAPERGS, desde setembro de 2019. Integra a Cátedra UniTwin de cidades que educam e transformam (Portugal e países de língua portuguesa) pela vinculação PPGEDU/Unisinos.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFpel)

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFpel). Doutora em Educação pela UNISINOS, na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPEDEB - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (IFRS), GIPEDI - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS) e GDFEM - Grupo de Pesquisa em Docências, Formação e Educação Matemática (UFPel). Desenvolve pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

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Publicado

13.10.2024

Como Citar

BORGES DE MELLO HETTI BAHIA, Sabrine; TEREZINHA HENN FABRIS, Elí; SCOPEL BOFF, Daiane. Formação continuada de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental: uma inscrição em outra cultura formativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6654117, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6654. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6654. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-01-25
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13

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