Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6378

Palavras-chave:

Texto como unidade de ensino, Livro didático, Leitura e escrita, Gêneros textuais.

Resumo

Este artigo pretende tecer reflexões quanto ao trabalho com textos e gêneros textuais nos livros didáticos (LD) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise da coleção de livros Ápis – Língua Portuguesa, da Editora Ática, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o período letivo de 2019-2022. Essa coleção, amplamente utilizada nas escolas públicas de Rondonópolis/MT, dividiu espaço, em 2022, com o material estruturado oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, contudo, seguiu sendo material de apoio didático às aulas de alfabetização e, por isso, demanda um olhar para sua configuração no que se refere à oferta de textos e a variedade de gêneros textuais, considerando que defendemos, numa perspectiva interacionista e dialógica de ensino, que o texto deve estar na unidade central de ensino da língua, no que tange a leitura e a escrita. Para essa discussão e constituição teórica, nos respaldamos em estudiosos da área, a exemplo de Bakhtin, Marcuschi, Soares e outros. As concepções metodológicas da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental dão respaldo às descrições e análises, pois compreendemos que o livro didático – objeto dessa investigação – é suporte para os gêneros textuais que se pretende conhecer e descrever nesse artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Docente da Universidade Federal de Rondonópolis/UFR/MT, com atuação na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UFR – na linha de Linguagem, Educação e Cultura. Possui doutorado em Letras pela FFLCH/USP e está em fase de conclusão de seu Pós-Doutorado junto à Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas de Aprendizagem. É membro do grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE).

Claudia Raimundo Reyes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora titular da Universidade Federal de São Carlos. Atua junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, na Pós-Graduação em Educação.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989 e 1990), concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação na UFSCar. Cursou parte de seu doutorado, na Universidad de Salamanca - Espanha, onde aprofundou seus estudos no Departamento de Teoría y História de la Educación, no Programa " Políticas Educativas y socioculturales:políticas de formación de profesores y profesionales para la Educacion de Adultos", RED PASSB, Proyecto Alfa. Atua na área de Educação, Linguagem, Formação e Aprendizagem nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem, leitura e escrita, letramento, aprendizagem da docência, na perspectiva da enunciação bakhtiniana. 

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.261-306.

BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Org., tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Diário Oficial da União (D.O.U.) Edital De Convocação Nº 1/2019 - CGPLI PNLD 2019 - Atualização BNCC. Disponível em file:///C:/Users/drmae/Downloads/Publicacao_dou_edital_PNLD_2019_bncc.pdf

Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio et al. Gêneros textuais e ensino. 2 ed. 2002. p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, Roxane. Gêneros e tipos textuais. In: GLOSSÁRIO CEALE de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG, 2017. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. Tradução de Elisa Angotti Kossovitch. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 2º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

TRINCONI, Ana; BERTIN, Terezinha.; MARCHEZI, Vera. ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ano, Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 3.ed.. São Paulo: Ática, 2017.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura – velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p.17-39. Coleção Leitura e Formação

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto; REYES, Claudia Raimundo. Coleção Ápis de Língua Portuguesa: texto e gêneros textuais em contextos de alfabetização . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6378136, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6378. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6378. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-03-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.