Um encontro de pedagogias contra-hegemônicas na experiência de educação de adultos da UFSCar (1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6367

Palavras-chave:

Educação de adultos, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Histórico-Crítica, UFSCar.

Resumo

O presente estudo investigou uma proposta de educação de adultos desenvolvida pela UFSCar no período da redemocratização do Brasil e teve como objetivo analisar o desenvolvimento das ações educativas no âmbito das duas teorias educacionais contra-hegemônicas presentes na estruturação do programa de educação de adultos: a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo busca uma aproximação com o materialismo histórico dialético e se estabelece no plano da memória, tendo os dados levantados através de entrevistas e análises de documentos. A experiência de educação de adultos realizada na UFSCar configurou-se num duplo objetivo, que envolvia a apropriação da cultura letrada pelos educandos, alinhada à dimensão política do educar na perspectiva de transformações mais profundas dos indivíduos e das relações sociais de exploração e dominação, em meio às lutas pela redemocratização do Brasil na década de 1980. Enquanto proposta contra-hegemônica propulsora de transformação, a experiência de educação de adultos da UFSCar contribuiu e, continua a colaborar, com o cumprimento da função social da universidade, com a promoção da formação dos educadores que atuaram na proposta, com a produção científica, através das pesquisas que se desdobraram do trabalho pioneiro da UFSCar e, essencialmente, com a transformação dos educandos e da sociedade. O trabalho congregando, inicialmente a Pedagogia Libertadora e, depois, a Pedagogia Histórico- Crítica, a despeito de qualquer divergência entre essas duas teorias, buscou a transformação da sociedade opressora, operando na perspectiva da superação da sociedade do capital, socializando os conhecimentos científicos em sua forma mais desenvolvida, como propõe a Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira Duques, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus I. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Guanambi-FG; Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Polo Brumado; Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Hélio Rocha e em Práticas Docentes Interdisciplinares pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus VI. Graduada em Pedagogia Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2009). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação da Universidade do Estado da Bahia-UNEB e do Grupo de Pesquisa em História e Memória das ideias e experiências educativas contra hegemônicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Desenvolve pesquisas sobre: Memória; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Formação Docente; e Gestão da Educação.

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Publicado

25.10.2024

Como Citar

DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Um encontro de pedagogias contra-hegemônicas na experiência de educação de adultos da UFSCar (1980). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6367162, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6367. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6367. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

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