Pesquisar a própria prática: aprendizagem docente explorando a simetria para articular álgebra e geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6312

Palavras-chave:

Formação de professores, Simetria, Pesquisa da prática, Raciocínio Pedagógico

Resumo

Neste artigo discute-se as possibilidades de aproximação da pesquisa acadêmica e as práticas da sala de aula ao apresentar resultados de uma pesquisa da própria prática do primeiro autor, oportunizando-se, assim, a perspectiva do pesquisador para as aprendizagens docente e a perspectiva do professor para a pesquisa e a prática em sala de aula. Assumiu-se uma abordagem de ensino exploratório na qual foram elaboradas tarefas matemáticas que tematizam o conceito de simetria como articulador da álgebra e geometria, a fim de oportunizar discussões matemáticas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental na qual o primeiro autor lecionou no ano de 2019. Explorando-se o raciocínio pedagógico evidenciado nas ações e intenções do professor, as análises dos dados permitiram identificar aprendizagens da prática oportunizadas pela experiência de se pesquisar a própria prática num contexto de ensino exploratório que por sua vez convergiram para a melhoria da prática docente. Os resultados alcançados desvelam as potencialidades de se pesquisar a própria prática para a continuidade da formação docente por meio das aprendizagens identificadas em relação ao professor e o conteúdo, o professor e os alunos e o professor e o ensino, além de apontar contribuições para o campo da educação matemática quanto a aproximações da pesquisa acadêmica e os desafios da sala de aula.

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Biografia do Autor

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professora da Universidade Federal do ABC. Doutorado em Educação pela
USP. Realizou um estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa. Lecionou em escolas públicas e particulares no
Ensino Básico e, em Ensino Superior. Área de pesquisa: Ensino de Álgebra
e formação de professores que ensinam matemática.

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Publicado

14-10-2024

Como Citar

MESSIAS GONÇALVES, M.; RIBEIRO, A. J.; AGUIAR, M. . Pesquisar a própria prática: aprendizagem docente explorando a simetria para articular álgebra e geometria. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6312132, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6312. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6312. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

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