Pesquisar a própria prática: aprendizagem docente explorando a simetria para articular álgebra e geometria
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6312Palavras-chave:
Formação de professores, Simetria, Pesquisa da prática, Raciocínio PedagógicoResumo
Neste artigo discute-se as possibilidades de aproximação da pesquisa acadêmica e as práticas da sala de aula ao apresentar resultados de uma pesquisa da própria prática do primeiro autor, oportunizando-se, assim, a perspectiva do pesquisador para as aprendizagens docente e a perspectiva do professor para a pesquisa e a prática em sala de aula. Assumiu-se uma abordagem de ensino exploratório na qual foram elaboradas tarefas matemáticas que tematizam o conceito de simetria como articulador da álgebra e geometria, a fim de oportunizar discussões matemáticas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental na qual o primeiro autor lecionou no ano de 2019. Explorando-se o raciocínio pedagógico evidenciado nas ações e intenções do professor, as análises dos dados permitiram identificar aprendizagens da prática oportunizadas pela experiência de se pesquisar a própria prática num contexto de ensino exploratório que por sua vez convergiram para a melhoria da prática docente. Os resultados alcançados desvelam as potencialidades de se pesquisar a própria prática para a continuidade da formação docente por meio das aprendizagens identificadas em relação ao professor e o conteúdo, o professor e os alunos e o professor e o ensino, além de apontar contribuições para o campo da educação matemática quanto a aproximações da pesquisa acadêmica e os desafios da sala de aula.
Métricas
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professor-investigador: Que sentido? Que formação. Formação profissional de professores no ensino superior, Porto: v. 1, p. 21-31, 2001.
ANDERSON, Gary; HERR, Kathryn. O docente-pesquisador: a investigação-ação como uma forma válida de geração de conhecimentos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro: v. 2, n. 1, p. 4-24, 2016. https://doi.org/10.12957/riae.2016.21236
ARBAUGH, Fran; BROWN, Catherine A. Analyzing mathematical tasks: a catalyst for change?. Journal of Mathematics Teacher Education, Genebra: v. 8, n. 6, p. 499-536, abr. 2005. https://doi.org/10.1007/s10857-006-6585-3
BALL, Deborah Loewenberg; COHEN, David. Developing practice, developing practitioners: Toward a practice-based theory of professional education. Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice, New York: v. 1, p. 3-22, 1999. https://doi.org/10.1177/0022487108324554
BORGES, Maria Leonor. Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), São Paulo: v. 1, n. 3, p. 147-16, ago. 2016. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/434. Acesso: 15/01/2023
BOYER, Carl Benjamin.; MERZBACH, Uta. História da matemática, Rio de Janeiro: Blucher, 2019. 512 p.
CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa: n. 115, p. 11-17, dez. 2011. http://hdl.handle.net/10174/4265
CHAN, Man Ching Esther; MESITI, Carmel.; CLARKE, David. Problematising video as data in three video-based research projects in mathematics education. In: KAISER, Gabriele; PRESMEG, Norma (ed.). Compendium for early career researchers in mathematics education, New York: Springer, p. 199-218, abr. 2019 https://doi.org/10.1007/978-3-030-15636-7_9
CHRISTENSON, Mary et al. The rocky road of teachers becoming action researchers. Teaching and Teacher Education, Boston: v. 18, n. 3, p. 259-272, abr. 2002. https://doi.org/10.1016/S0742-051X(01)00068-3
COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Capítulo 8: Relações de conhecimento e prática: Aprendizagem de professores em comunidades. Revisão da pesquisa em educação, Rio de Janeiro: v. 24, n. 1, pág. 249-305, jan. 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.253 p.
LAMPERT, Magdalene. Learning teaching in, from, and for practice: What do we mean? Journal of teacher education, Boston: v. 61, n. 1-2, p. 21-34, jan. 2010. https://doi.org/10.1177/0022487109347321
LIMA, Claudia Neves do Monte Freitas de; NACARATO, Adair Mendes. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte: v. 25, n.2, p. 241-266, ago. 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000200011
LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara: n. 5, p. 1-16, dez. 2008. https://doi.org/10.22633/rpge.v0i5.9152
LOUGHRAN, J. John. A history and context of self-study of teaching and teacher education practices. In: International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. Springer, Dordrecht, New York: v. 12, p. 7-39, 2004. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6545-3_1
LOUGHRAN, John. Pedagogical reasoning: the foundation of the professional knowledge of teaching. Teachers and Teaching, Londres: v. 25, n. 5, p. 523-535, jul. 2019. https://doi.org/10.1080/13540602.2019.1633294
MANSFIELD, Jennifer; LOUGHRAN, John. Pedagogical equilibrium as a lens for understanding teaching about teaching. Studying teacher education, Londres: v. 14, n. 3, p. 246-257, sep. 2018. https://doi.org/10.1080/17425964.2018.1541274
MARCONDES, Maria Inês. Articulando pesquisa e prática na formação inicial dos professores. Educação em Perspectiva, Viçosa: v. 4, n. 1, set. 2013. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.409
MARIN, Katherine Ariemma. Becoming a teacher educator: A self-study of the use of inquiry in a mathematics methods course. Studying Teacher Education, Londres: v. 10, n. 1, p. 20-35, jan. 2014. https://doi.org/10.1080/17425964.2013.873976
OLIVEIRA, Bárbara Passadore de; RIBEIRO, Alessandro Jacques; POWELL, Arthur B. O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro: n. 69, p.105-117, jun. 2016. https://doi.org/10.4322/gepem.2017.009
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas: v. 25, p. 1127-1144, dez. 2004. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003
PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, p. 11-34, 2005. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5550406/mod_resource/content/1/Investigar_a_pr%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 15/01/2023.
RUSSELL, Tom. Understanding and Improving Professional Practice Through Critical Friendship. In: Learning through Collaboration in Self-Study. New York: Springer, Singapore, p. 15-24, fev. 2022. https://doi.org/10.1007/978-981-16-2681-4_2
SERRAZINA, Lurdes. Planificação do ensino e aprendizagem da matemática. In: Investigação, G.-G. D. T. D. (Ed.). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. Lisboa: APM, 2017.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Boston: v. 57, n. 1, p. 1-22, apr.1987. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec|Nova série. São Paulo: v. 4, n. 2, jun. 2015. http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293
STEIN, Mary Kay; ENGLE, Randi A.; SMITH, Margaret Schwan.; HUGHES, Elizabeth K. Orchestrating productive mathematical discussions: five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical Thinking and Learning. Londres: n. 10, p. 313-340, oct. 2008. https://doi.org/10.1080/10986060802229675
STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan M. Selecting and creating mathematical tasks: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School. Boston: n. 3, p. 268-275, jan.1998. https://doi.org/10.5951/MTMS.3.5.0344
STEWART, Ian. Uma história da simetria na Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 345 p.
TREVISAN, André Luis; RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro da. Oportunidades de aprendizagem profissional sobre o conceito de função em um programa de formação de professores baseado na prática. International Electronic Journal of Mathematics Education. Modestum: v. 15, n. 2, out. 2020. https://doi.org/10.29333/iejme/6256
WEBSTER-WRIGHT, Ann. Reframing Professional Development Through Understanding Authentic Professional Learning. Review of Educational Research. Boston: v. 79, n. 2, p. 702-739, jun. 2009. https://doi.org/10.3102/0034654308330970
WHITE, Allan Leslie; JAWORSKI, Barbara; AGUDELO-VALDERRAMA, Cecilia; GOOYA, Zahra. Teachers learning from teachers. In: CLEMENTS, M. K. A. et al. (ed.). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, v. 27, 2013. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-4684-2_13
ZEICHNER, Kenneth M. et al. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografias do trabalho docente. Campinas, Mercado de Letras, p. 207-236, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcel Messias Gonçalves, Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14