A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992769

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ciência e educação, Abordagem educacional, ENEM.

Resumo

Este relato de pesquisa está embasado em uma Dissertação de Mestrado, que teve o objetivo de analisar se a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e a EMC (Educação Matemática Crítica) podem contribuir para o ensino contextualizado da Matemática. No primeiro momento, realizamos uma análise das questões de Matemática contempladas no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), no período de 2012 a 2016, a fim de investigar se essas questões possuíam em seu contexto, questionamentos pertinentes à abordagem CTS, bem como examinar se estariam relacionadas com outras áreas de conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar. O ENEM foi criado em 1998 com o propósito de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica, além de verificar as competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Esta pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (2011). Dentre as 225 questões analisadas, constatamos que 62,2% não possuem em seu contexto a relação da Ciência e da Tecnologia com a Sociedade ou com outras áreas de conhecimento, sequer possibilitam questionamentos que contribuam com a formação crítica dos estudantes para o exercício da cidadania. No segundo momento, realizamos um Curso de Extensão abordando o enfoque CTS e a EMC, direcionado a professores que ensinam Matemática. Neste curso, utilizamos as questões analisadas do ENEM como instrumento de ensino-aprendizagem para discutir possibilidades de inserção dessas abordagens no ensino de Matemática. Neste relato de pesquisa apresentaremos as discussões pertinentes ao primeiro momento da pesquisa, que são as análises das questões do ENEM.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Costa Sbrana, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela UFABC, professora de Matemática da Rede Pública.

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Especialista em Psicopedagogia e Ensino de Física; graduado em Licenciatura Plena em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC - UFABC

Professora adjunto da Universidade Federal do ABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

SBRANA, M. de F. C.; ALBRECHT, E.; AGUIAR, M. A abordagem CTS no contexto das questões de matemática do ENEM (2012-2016) . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2769037, 2020. DOI: 10.14244/198271992769. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2769. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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Demanda Contínua - Artigos
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