Adaptação e validade de conteúdo de instrumento para identificação de precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6270

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação, Precocidade, Identificação Educação Infantil.

Resumo

A criança precoce manifesta capacidades e conhecimentos avançados para a sua idade, sem ter recebido instrução formal que a justifique. Quanto mais previamente se identifica a precocidade, maiores são suas chances de otimização e atenção às necessidades oriundas do desenvolvimento acelerado. A precocidade pode ser indicadora de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e há escassez de instrumentos validados para sua identificação. O presente estudo teve como finalidade, adaptar um instrumento de identificação de precocidade e indicadores de AH/SD para uso na Educação Infantil e analisar sua validade de conteúdo. Foi feita a análise do Checklist de Identificação de Precocidade e Indicadores de Altas habilidades/Superdotação por um Comitê de Especialistas, que avaliou as características que podem ser verificadas no contexto pré-escolar. Os itens foram submetidos ao cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e aqueles que não atingiram a concordância mínima de 70% entre os avaliadores foram excluídos. Em adição, a análise qualitativa dos itens resultou em uma configuração de 63 itens que receberam marcadores de frequência em escala do tipo Likert de três pontos, sendo o instrumento denominado por Escala de Identificação de Precocidade e Indicadores de Altas habilidades/Superdotação, versão Educação Infantil (EIPIAHS-EI).

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Publicado

14-10-2024

Como Citar

SOARES DE OLIVEIRA, M. P.; AMARAL MARTINS, B. . Adaptação e validade de conteúdo de instrumento para identificação de precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação na Educação Infantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6270131, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6270. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6270. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

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