Práticas educativas de direito a participação: Bebês sim, passivos não!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5845

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Educação Infantil, Bebês.

Resumo

Práticas educativas que assegurem a participação infantil como um direito da criança é um desafio complexo aos/as professores/as que atuam na Educação Infantil, sobretudo no grupo dos bebês. Este estudo de cunho bibliográfico se propõe a contribuir com as discussões da área, buscando indícios acerca das nuances que emergem das práticas educativas realizadas com os bebês no contexto de atendimento formal e coletivo das instituições para, diante destas, refletir sobre os limites e possibilidades de práticas voltadas a assegurar a participação como um direito. O conceito de currículo orientador das práticas, os contextos de vida das crianças fora da instituição educativa, a articulação entre as ações de educar e cuidar e a complexa sutileza necessária ao trabalho docente realizado com os bebês compõem o conjunto de nuances discutidas para buscar indícios de como as práticas educativas podem se efetivar a luz do direito a participação infantil. Como conclusões finais destaca-se que, diante das especificidades e sutilezas que permeiam a educação dos bebês, é preciso que a todo momento os adultos envolvidos no processo se questionem sobre como exercem suas práticas, sobre quais concepções orientam seus fazeres, sobre como planejam e possibilitam a participação dos bebês no dia a dia, de modo que se construa uma prática educativa forjada com eles e não somente para eles.

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Publicado

24.10.2024

Como Citar

LANES, Erone Hemann; TIMM, Jordana Wruck. Práticas educativas de direito a participação: Bebês sim, passivos não!. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5845144, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5845. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5845. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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