Práticas educativas de direito a participação: Bebês sim, passivos não!
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5845Palavras-chave:
Práticas Educativas, Educação Infantil, Bebês.Resumo
Práticas educativas que assegurem a participação infantil como um direito da criança é um desafio complexo aos/as professores/as que atuam na Educação Infantil, sobretudo no grupo dos bebês. Este estudo de cunho bibliográfico se propõe a contribuir com as discussões da área, buscando indícios acerca das nuances que emergem das práticas educativas realizadas com os bebês no contexto de atendimento formal e coletivo das instituições para, diante destas, refletir sobre os limites e possibilidades de práticas voltadas a assegurar a participação como um direito. O conceito de currículo orientador das práticas, os contextos de vida das crianças fora da instituição educativa, a articulação entre as ações de educar e cuidar e a complexa sutileza necessária ao trabalho docente realizado com os bebês compõem o conjunto de nuances discutidas para buscar indícios de como as práticas educativas podem se efetivar a luz do direito a participação infantil. Como conclusões finais destaca-se que, diante das especificidades e sutilezas que permeiam a educação dos bebês, é preciso que a todo momento os adultos envolvidos no processo se questionem sobre como exercem suas práticas, sobre quais concepções orientam seus fazeres, sobre como planejam e possibilitam a participação dos bebês no dia a dia, de modo que se construa uma prática educativa forjada com eles e não somente para eles.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erone Hemann Lanes, Jordana Wruck Timm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24