Capacitação de profissionais da educação acerca do abuso sexual infantil: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995763

Palavras-chave:

Capacitação. Abuso sexual infantil. Profissionais da educação

Resumo

 
O presente artigo consiste em uma revisão sistemática de literatura acerca da capacitação dada aos profissionais da educação sobre a temática do abuso sexual infantil em vista da complexidade do fenômeno, desde a identifição de sinais de risco, a perpetuação da violência, até o atendimento da vítima. O objetivo do estudo foi identificar a nível nacional e internacional as capacitações e ações que vêm sendo realizadas para instrumentalizar os profissionais da educação. O procedimento consistiu na busca de artigos em duas bases de dados, o portal de periódicos CAPES (acesso CAFe) e o periódico SAGE open, utilizando-se como descritores “abuso sexual infantil” e “capacitação”, para artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021. Dos 212 artigos encontrados, apenas oito foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para a pesquisa. A partir dos artigos encontrados foi realizada a leitura na íntegra e divididos em três principais categorias de acordo com as informações mais predominantes nos estudos realizados: Falta de capacitação dos profissionais sobre o tema do abuso sexual; Desconhecimento dos profissionais acerca dos trâmites e fluxos de atendimento; Dificuldade em falar sobre o tema da sexualidade em sala de aula. Tais categorias apontam a necessidade de instrumentalizar os profissionais da educação, aproximando da realidade deles os melhores meios e procedimentos a serem adotados para proteger as crianças e adolescentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís da Costa de Paula, UFPR

Mestranda em Educação na linha de processos psicológicos em contextos educacionais na UFPR, especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Psicanalítica e Psicóloga pela PUCPR. Realiza atendimento psicológico a adolescentes e adultos, além de experiência no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e mulheres vítimas de violência doméstica. Articulada com a Rede de Proteção e engajada na Garantia de Direitos de crianças e adolescentes, estuda Direito no Unibrasil e realiza Palestras informativas, de prevenção e capacitações sobre o tema da violência sexual e suas implicações.Mestranda em Educação na linha de processos psicológicos em contextos educacionais na UFPR, especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Psicanalítica e Psicóloga pela PUCPR. Realiza atendimento psicológico a adolescentes e adultos, além de experiência no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e mulheres vítimas de violência doméstica. Articulada com a Rede de Proteção e engajada na Garantia de Direitos de crianças e adolescentes, estuda Direito no Unibrasil e realiza Palestras informativas, de prevenção e capacitações sobre o tema da violência sexual e suas implicações.

Gabriela Reyes Ormeno, UFPR

Graduação em Psicologia, Mestrado em Educação Especial e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é Professora do Departamento de Teorias e Fundamentos daEducação no Setor de Educação na Universidade Federal do Paraná. Faz parte de dois grupos de pesquisa impacto da violência no desenvolvimento humano: Prevenção e Intervenção e No grupo processos psicológicos em contextos educacionais.Tem experiência em Intervenções educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção da violência, crianças agressivas no ambiente escolar, mulheres encarceradas e seus filhos quebrando a intergeracionalidade da violência por meio da educação. Pesquisador externo do Laboratório de Analise e prevenção da Violencia (LAPREV/ UFSCAR), do Mestrado em Psicologia Forense da Universidade Tuitui do Paraná. É coordenadora do programa Raising Safe Kids program (APA). Educando crianças em ambientes saudáveis.

karla Juliane Negreiros de Matos, UECE

Profa. Dra Karla Julianne Negreiros de Matos. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista Psicologia Clínica sócio educacional pela Faculdade 7 de Setembro. Coordenadora do Grupo de Extensão em práticas lúdicas e educacionais (GEPLE). Pesquisadora do laboratório de avaliação psicólogica (UECE). Pesquisadora GT Tecnologia Social e Inovação: Intervenções psicológicas e práticas forenses contra violência (ANPEPP). Realizou trabalhos teórico-práticos no ambulatório de saúde mental, DST Aids e transplantes renais no Hospital Universitário Walter Cantídio, Ambulatório de AVC do Hospital Waldemar de Alcântara e na da comunidade indígena Santo Antônio do Pitagary. Pesquisou e atuou com vítimas de violência sexual. Publicou artigos e capítulos de livros sobre transtorno Bipolar, violência sexual, suicídio na infância e adolescência e psicologia da educação. Foi bolsista de Iniciação Científica na graduação e pós graduação da CAPES, CNPq, FUNCAP e PET- Saúde. Possui experiência docente na área da Saúde e da Educação e em tutorial presencial e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurociência, Neuroeducação, Psicomotricidade, Saúde Coletiva, Metodologia de Pesquisa, Saúde Mental, Saúde da criança, Saúde do idoso, Saúde na escola, Avaliação Psicológica.

Downloads

Publicado

29.07.2024

Como Citar

DA COSTA DE PAULA, Thaís; REYES ORMENO, Gabriela; JULIANE NEGREIROS DE MATOS, Karla. Capacitação de profissionais da educação acerca do abuso sexual infantil: Uma revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e576396, 2024. DOI: 10.14244/198271995763. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5763. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-08-29
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.