Capacitação de profissionais da educação acerca do abuso sexual infantil: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995763Palavras-chave:
Capacitação. Abuso sexual infantil. Profissionais da educaçãoResumo
O presente artigo consiste em uma revisão sistemática de literatura acerca da capacitação dada aos profissionais da educação sobre a temática do abuso sexual infantil em vista da complexidade do fenômeno, desde a identifição de sinais de risco, a perpetuação da violência, até o atendimento da vítima. O objetivo do estudo foi identificar a nível nacional e internacional as capacitações e ações que vêm sendo realizadas para instrumentalizar os profissionais da educação. O procedimento consistiu na busca de artigos em duas bases de dados, o portal de periódicos CAPES (acesso CAFe) e o periódico SAGE open, utilizando-se como descritores “abuso sexual infantil” e “capacitação”, para artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021. Dos 212 artigos encontrados, apenas oito foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para a pesquisa. A partir dos artigos encontrados foi realizada a leitura na íntegra e divididos em três principais categorias de acordo com as informações mais predominantes nos estudos realizados: Falta de capacitação dos profissionais sobre o tema do abuso sexual; Desconhecimento dos profissionais acerca dos trâmites e fluxos de atendimento; Dificuldade em falar sobre o tema da sexualidade em sala de aula. Tais categorias apontam a necessidade de instrumentalizar os profissionais da educação, aproximando da realidade deles os melhores meios e procedimentos a serem adotados para proteger as crianças e adolescentes.
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