Perspectiva de discentes do curso de Pedagogia sobre a tutoria e interação na EAD

Autores

  • Deyse Mara Romualdo Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994988

Palavras-chave:

Tutoria, Interação, Educação a Distância, Pedagogia.

Resumo

A educação a distância (EAD) está fundamentada na interação entre os estudantes e professores, engajados num elo que determina o acesso nesse processo de ensino e conhecimento. Nesse cenário, a tutoria se destaca como uma das relevantes questões a ser estudada e abordada, pois, há a necessidade de formar esses profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino. Diante disso, o artigo tem o objetivo analisar o papel da tutoria online e suas interações de narrativas, de acordo com a compreensão dos estudantes em uma disciplina eletiva do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior (IES) pública do estado de Alagoas. De abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo teve como sujeitos, sete estudantes do referido curso. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e observação das interações dos estudantes nos fóruns. A análise se deu de forma interpretativa utilizando-se do software Sobek para auxiliar na análise, seguindo as categorias: tutoria; interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); interação professor-tutor e estudantes. O estudo mostrou que para os estudantes, a experiência de atuar na tutoria foi um momento de aprendizagem sobre esse papel; consideraram que em alguns momentos não houve interações entre eles; enfatizaram que o papel da tutoria está arraigado na mediação do conhecimento do aluno da EAD. Torna-se relevante refletir sobre a inserção de disciplinas EAD no currículo das universidades, no processo de formação inicial dos professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deyse Mara Romualdo Soares, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa , Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD. BR 2017: relatório analítico da aprendizagem a distância do Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

BARROS, Fernanda A.; PARAGUAÇU, Fábio.; NEVES, André; COSTA, Cleide J..Intelligent tools for cooperative learning in the Internet. In: LESTER, James C.; VICARI, Rosa M.; PARAGUAÇU, Fábio. (Ed.). Intelligent tutoring systems. LNSC 3220. Berlin: Springer Verlag, 2004. p. 788-791.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2008.

BONK, Curtis J.; DENNEN, Vanessa. Frameworks for research, design, benchmarks, training and pedagogy in web-based distance education. In: MOORE, M.; ANDERSON, W. Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 329-346

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, DF: MEC, 2009.

BRUNO, Adriana Rocha; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Dialética professor-tutor na educação on-line: o curso de Pedagogia-UAB-UFJF em perspectiva. Anais... III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 29-31 out. 2009. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/a/a-dialeticaprofessor-tutor.pdf. Acesso em: 06 jul. 2019.

COSTA, Cleide J.; PARAGUACU, Fábio; PINTO, Anamelea. Experiência interativas com ferramentas midiáticas na tutoria on-line. Em Aberto, v. 22, p. 121-137, 2009.

DILLENBOURG. Pierre. What do you mean by ‘collaborative learning. Swrtzerland: University of Geneva, 1999. Disponível em: http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/19/02/40/PDF/Dillenbourg-Pierre-1999.pdf. Acesso em: 22 jul. 2019.

GIANNASI, Maria Júlia. A prática pedagógica do tutor no ensino a distância: resultados preliminares. Virtual Educa: México, 2005

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

KENSKI, Vani. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2013.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marí. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

OLIVEIRA, Cármem L; LIMA, João; MERCADO, Luís P. Tutoria online no programa formação continuada de professores em mídias na educação. In: MERCADO, Luís P. (org.) Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008, p. 47-59

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na web 2.0. Revista da Associação Nacional dos programas de pós-graduação comunicacional. v. 9, ago. 2007a.

PRIMO, Alex. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Porto Alegre: Ed. Editora Sulina, 2007b.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos; LUCIO, Maria del Pilar B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. Campina Grande: Eduepb, 2011.

SEVERINO, Antonio Joaquin. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Cleeyton T. Entre os gregos e eles mesmos: um ensaio sobre identidade e alteridade em A República dos Lacedemônios de Xenofonte. In: XXVI Simpósio Nacional de História. Anais… São Paulo: ANPUH jul. 2011. p. 1-13.

VALENTE, José A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria E.; MORAN, José M. (org.). Interação das tecnologias na educação. Salto para o futuro. Brasília, Ministério da Educação, SEED, 2005, p. 15-35.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

SOARES, D. M. R. .; COSTA , C. J. de S. A. .; MERCADO, L. P. L. . Perspectiva de discentes do curso de Pedagogia sobre a tutoria e interação na EAD. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4988058, 2021. DOI: 10.14244/198271994988. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4988. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)