Perspectiva de discentes do curso de Pedagogia sobre a tutoria e interação na EAD
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994988Palavras-chave:
Tutoria, Interação, Educação a Distância, Pedagogia.Resumo
A educação a distância (EAD) está fundamentada na interação entre os estudantes e professores, engajados num elo que determina o acesso nesse processo de ensino e conhecimento. Nesse cenário, a tutoria se destaca como uma das relevantes questões a ser estudada e abordada, pois, há a necessidade de formar esses profissionais para atuarem nessa modalidade de ensino. Diante disso, o artigo tem o objetivo analisar o papel da tutoria online e suas interações de narrativas, de acordo com a compreensão dos estudantes em uma disciplina eletiva do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, de uma instituição de ensino superior (IES) pública do estado de Alagoas. De abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo teve como sujeitos, sete estudantes do referido curso. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e observação das interações dos estudantes nos fóruns. A análise se deu de forma interpretativa utilizando-se do software Sobek para auxiliar na análise, seguindo as categorias: tutoria; interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); interação professor-tutor e estudantes. O estudo mostrou que para os estudantes, a experiência de atuar na tutoria foi um momento de aprendizagem sobre esse papel; consideraram que em alguns momentos não houve interações entre eles; enfatizaram que o papel da tutoria está arraigado na mediação do conhecimento do aluno da EAD. Torna-se relevante refletir sobre a inserção de disciplinas EAD no currículo das universidades, no processo de formação inicial dos professores.
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