MUNDOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Aristóteles da Silva Oliveira SENAC-AL
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas
  • Luís Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Tatiane Campos Instituto Zumbi dos Palmares

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199639

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos mundos virtuais com foco no estudo de novas metodologias para o ensino superior. Durante a pesquisa, numa abordagem webgráfica e analítica, foram analisados quatro mundos virtuais a partir de suas características, confrontando com a teoria do conectivismo e tendo como aporte teórico as indicações da necessidade de se buscar novas metodologias que atendam a realidade da sociedade em rede, a partir do estudo de teóricos como Moita (2012), Mattar e Valente (2007), Alves (2008) e Mauri e Onrubia (2010). Os resultados apontam as possibilidades de interação e de uso para fins educacionais específicos, como no caso de engenharia ou arquitetura. Faz-se necessária a realização de pesquisas empíricas que usem os mundos virtuais no cotidiano do ensino superior, com foco na aplicação dos estudos realizados nesta etapa formativa. O currículo dos cursos de formação de professores deve ser revisto, buscando-se uma adequação para que professores sejam formados a partir de competências que atendam a esta realidade da sociedade.

Palavras-chave: conectivismo; mundos virtuais; educação superior.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199639

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aristóteles da Silva Oliveira, SENAC-AL

Mestre em educação Brasileira. Doutorando em educação pela UFAL.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2005),especialização em Tecnologias em Educação  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialização em Docência do Ensino Superior na Universidade Castelo Branco, UCB-RJ. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutor e avaliação. Atualmente é professor assistente 2 da Universidade Federal de Alagoas.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em educação. Professor da Universidade Federal de Alagoas e Coordenador Geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da UFAL.

Tatiane Campos, Instituto Zumbi dos Palmares

Mestranda em educação pela UFAL.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

OLIVEIRA, A. da S.; PIMENTEL, F. S. C.; MERCADO, L. P. L.; CAMPOS, T. MUNDOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 227–240, 2013. DOI: 10.14244/19827199639. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/639. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-14
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)