Retratos de (ausências de) práticas educativas utilizando TDIC em aulas de Matemática na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994944

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Opinião de professores em formação, Tecnologias Digitais, Uso pedagógico das TDIC.

Resumo

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, teve como objetivo identificar, na opinião de futuros professores de Matemática em formação inicial, como ocorreu a prática educativa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Matemática, enquanto estudavam na Educação Básica. Os sujeitos, no momento de realização da pesquisa, cursavam o primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade pública paranaense em quatro campi diferentes. Para a coleta de dados, um questionário foi respondido por 71 sujeitos, dos quais três participaram de uma entrevista para complementar as informações. As análises foram apoiadas na Análise Textual Discursiva, que culminou na criação de três categorias, uma relacionada à forma e dificuldades na utilização das TDIC, outra às vantagens no uso desses recursos e a terceira aos motivos apontados pelos sujeitos para a não utilização de tecnologias digitais em suas aulas de Matemática, enquanto alunos. Os resultados evidenciam que apenas 14 sujeitos tiveram contato com as TDIC na Educação Básica, e que, dentre esses, 11 consideram que o uso dessas tecnologias para o ensino trouxe benefícios para sua compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Os sujeitos relataram que diversos professores possuíam dificuldades em utilizar as TDIC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Caroline Medeiros Martins et al. Propostas de metodologias ativas usando tecnologias digitais e ferramentas metacognitivas para assistir no processo de ensino e aprendizagem: Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma, Venezuela, 40(1), 204-220, mai. 2019. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/748/744. Acesso em: ago. 2020.

AMORIM, Myrna Cecília Martins dos Santos et al. Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico. Educação & Realidade, Porto Alegre, 41(1) 91-115, jan. 2016. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/edreal/v41n1/2175-6236-edreal-41-01-00091.pdf. Acesso em: out. 2020.

ANTUNES, Victor Hugo Ricco Bone; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Diagnóstico acerca de seu uso por docentes de Matemática. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v.1, n.19, p. 80-92, 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1596/1070. Acesso em: 12 fev. 2020.

BAIRRAL, Marcelo A. As TIC e a Licenciatura em Matemática: em defesa de um currículo focado em processos. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: http://periodicos.uniban.br/index.php?journal=JIEEM&page=article&op=view&path%5B%5D=311&path%5B%5D=352. Acesso em: out. 2020.

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial (1), 157-171, 2011. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/11.pdf. Acesso em: out. 2020.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mariam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura/Banco Interamericano de Desenvolvimento, 1997.

BUENO, Carolina Soares; SANTOS, Luciane Mulazani dos. O uso de tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização matemática. Simpósio Educação Matemática em Debate, Joinville, SC, 136-148, 2014, Anais [...].. Disponível em:http://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4746. Acesso em: out. 2020.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Bolema, Rio Claro, 23(36), 775-800, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278. Acesso em: out. 2020.

COSTA, Vinícius Vieira; MEDEIROS, Miguel Araújo. Concepções de professores do Ensino Médio sobre a internet. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis, SP. Anais... Florianópolis. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1003.pdf. Acesso em: out. 2020.

FELCHER, Carla Denize Ott; PINTO, Ana Cristina; FOLMER, Vanderlei. Tendências em Tecnologias digitais no Ensino da Matemática Reveladas no EBRAPEM. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/39080/pdf. Acesso em: jan. 2021.

FONSECA, Elias Antônio Almeida d; BARRÉRE, Eduardo. Possibilidades e desafios na utilização e seleção de TDIC para o ensino de Matemática em escolas públicas. In: VI Congresso Internacional de ensino de Matemática, 6. Canoas, RS. Anais... Canoas: ULBRA, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/1343/568. Acesso em: set. 2020.

LÖBLER, Mauri Leodir; PRETTO, Diego; BOLZAN, Larissa Medianeira. Percepção dos Alunos a respeito da Inclusão de Tecnologias Digitais no Ensino Público. CINTED – UFRG. Novas Tecnologias na educação, 11(3), 1-10, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/viewFile/44429/28141. Acesso em: set. 2020.

MENEZES, Natércia do Céu Andrade Pesqueira. Motivação de alunos com e sem utilização das TIC em sala de aula. 2012. Dissertação (Mestrado em Inovação Ciência e Tecnologia) - Universidade Porticalense, Porto, Portugal. 2012. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/xmlui/handle/11328/516. Acesso em: out. 2020.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, 9(2), 191-211, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: set. 2020.

NOGUEIRA, Luana Karinne da Costa et al. Formação de professores e tecnologias da informação e comunicação – TIC: uma relação necessária para o uso de recursos tecnológicos na educação. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 10., 2013, Belém, PA. Anais... Belém: UNIREDE, 2013. CD-ROM.

PAIVA, Natália Moraes Nolêto de; COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia.PT – O portal dos psicólogos, 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: out. 2020.

PARANÁ. Paraná digital: tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas paranaenses. Secretaria de Estado da Educação. Curitiba: SEED/PR, 2010.

SANT’ANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos; BORBA, Marcelo de Carvalho. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 03, ago. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v18n03/v18n03a03.pdf. Acesso em: out. 2020.

SCHLÜNZEN Junior, Klaus. Formação docente, gestão e tecnologias: desafios para a escola. Gestão Escolar - Gestão da Informação, Presidente Prudente, 4, 15-22, 2013. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65945/1/u1_d30_v4_t01.pdf. Acesso em: ago. 2020.

SILVA, Raquel Silveira da; GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, 2019. Disponível em: https://www.claec.org/periodicos/index.php/relacult/article/download/1253/920. Acesso em: jan. 2021.

SILVA, Raquel Silveira da; NOVELLO, Tanise Paula. O uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/download/1733/1159. Acesso em: jan. 2021.

SOUZA, Isabel Maria Amorim de; SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades, Itabaiana: GEPIADDE, 8(4), 127-142, 2010. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/08/USO-DA-TECNOLGIA.pdf. Acesso em: set. 2020.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

ANTUNES, V. H. R. B.; CIBOTTO, R. A. G. . Retratos de (ausências de) práticas educativas utilizando TDIC em aulas de Matemática na Educação Básica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4944059, 2021. DOI: 10.14244/198271994944. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4944. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-16
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30