Contextos emergentes e instrução no ensino superior ibero-americano: desafios do mundo pós-factual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994912

Palavras-chave:

Ensino Superior, Modelo Pedagógico, Mundo Pós-Factual.

Resumo

Esta revisão exploratória de escopo teve como objetivo analisar os desafios que o chamado mundo pós-verdade representa para o ensino na educação superior ibero-americana. Com o aumento do acesso às mídias de informação online e redes sociais, os internautas estão cada vez mais expostos e podem ficar mais vulneráveis a informações falsas ou enganosas que buscam gerar ações a partir de emoções ao invés da razão (GOSWAMI, 2017, Chronicle of Higher Education). A busca das referências foi realizada nas bases de dados SciELO e La Referencia, das quais foram selecionados 26 títulos em 196. Combinações de termos como mídia social, pós-verdade, notícias falsas, checagem de fatos, educação, ensino superior, universidade, ensino, pensamento crítico e liberdade de expressão foram usadas, com o conector booleano “Y”. A análise das referências resultou em seis categorias temáticas: conceitos principais; escopos de notícias falsas; iniciativas e métodos de verificação de notícias; análise teórica e sua relação com a educação; estudos sobre os fatores, percepção e credibilidade das notícias falsas; e aproximação a desinformação no ensino superior. A discussão apresenta o esboço de uma proposta de modelo pedagógico para ser usado no ensino superior e para lidar com a desinformação. Inclui: hábitos de pensamento crítico, diálogo democrático, ceticismo intelectual, habilidades de pesquisa, uso de fontes confiáveis de informação e análise de múltiplas perspectivas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Enrique Delgado, University of Pittsburgh/Pontificia Universidad Javeriana

PhD in Social and Comparative Analysis in Education, Certificate of Advanced Studies in Latin American Social and Public Policy, University of Pittsburgh, Pittsburgh PA, United States. 

Instructor, Department of Educational Foundations, Organizations and Policy--EFOP / Program Coordinator, Institute for International Studies in Education--IISE. School of Education, University of Pittsburgh, Pittsburgh PA, United States. 

Coordinator of Special Interest Groups, Office of the Executive Director, Comparative and International Education Society--CIES. Pittsburgh PA, United States. 

Affiliated Faculty, Center for Latin American Studies--CLAS, University of Pittsburgh.

Editor-in-chief, Universitas Odontologica journal, Pontificia Universidad Javeriana, Bogota, Colombia.

Secretary-Treasurer, Education and Educational Policies Section, Latin American Studies Association--LASA. 

Referências

AGUIRRE, Juan Carlos; JARAMILLO, Luis Guillermo. La ciencia entre el objetivismo y el construccionismo. Cinta Moebio, v. 38, 2010, 72-90.

AGUADO LÓPEZ, Eduardo; ROGEL SALAZAR, Rosario; GARDUÑO OROPEZA, Gustavo; et.al. Redalyc: una alternativa a las asimetrías en la distribución del conocimiento científico. Ciencia, Docencia y Tecnología, v. XIX n. 37, 2008, p. 11-30.

ALPERÍN, Juan Pablo; BABINI, Dominique; FISCHMAN, Gustavo (editores). Open access indicators and scholarly communications in Latin America. Buenos Aires: CLACSO, UNESCO, FLACSO Brasil, PKP, SciELO, RedALyC, 2014. Disponível em: http://microblogging.infodocs.eu/wp-content/uploads/2015/08/alperin2014.pdf. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

ALTBACH, Philip G.; DE WIT, Hans. Nacionalismo: ¿El fin de la internacionalización de la educación? Nexos. 8 mar 2017. Disponível em: https://educacion.nexos.com.mx/?p=480. Acesso em: 6 de outubro de 2020.

ÁLVAREZ RUFS, Manuel. Estado del arte: Posverdad y fakenews (tesis de maestría). Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), 2018. Disponível em: http://e-spacio.uned.es/fez/view/bibliuned:masterComEdred-Malvarez. Acesso em: 30 de setembro de 2020.

AMARAL FILHO, Nemézio. Tecnologias e a crise da democracia: desafios à práctica e ao ensino do Jornalismo no Brasil. Correspondencias & Análisis. n. 10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24265/cian.2019.n10.02. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

ARENDT, Hannah. Los orígenes del totalitarismo. Madrid: Santillana, 1998.

BACON, Chris C. Appropriated literacies: the paradox of critical literacies, policies, and methodologies in a post-truth era. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 147, 18 nov. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3377. Acesso em: 10 de outubro de 2020.

CARLSON, Scott. How real-world learning could help people compete with machines. The Chronicle of Higher Education, 20 nov. 2017. Disponível em: https://www-chronicle-com.pitt.idm.oclc.org/article/How-Real-World-Learning-Could/241811. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

CATALINA-GARCÍA, Beatriz; SOUSA, Jorge Pedro; SOUSA, Li-Chang Shuen Cristina Silva. Consumo de noticias y percepción de fake news entre estudiantes de Comunicación de Brasil, España y Portugal. Revista de Comunicación, v. 18, n. 2, 2019, p. 93-115. Disponível em: https://dx.doi.org/10.26441/rc18.2-2019-a5. Acesso em: 8 de outubro de 2020.

DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; MARTÍNEZ-RIERA, José Ramón. Fake news and small truths: a reflection on the political competence of nurses. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 29, 2020, e20190224. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2019-0224. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

DE WIT, Hans; JARAMILLO, Isabel Christina; GACEL-ÁVILA, Jocelyne; KNIGHT, Jane. Higher education in Latin America. The international dimension. Washington, DC: The World Bank, 2005.

DELGADO, Jorge Enrique. Journal publication in Chile, Colombia, and Venezuela: University responses to global, regional, and national pressures and tensions (doctoral dissertation). Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh, School of Education, Department of Administrative and Policy Studies, 2011. Disponível em: http://d-scholarship.pitt.edu/9049/. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, v. 18, n. 32, 2018, p. 155-169. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 de setembro de 2020.

DOMINGUES, Vanessa dos Reis. Ensino da história do tempo presente na era das redes sociais (tesis de maestria). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/197053. Acesso em: 20 de setembro de 2020 .

DUFFY, Eric. Does college prepare students for the real world? Quora, 9 sep. 2017. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/quora/2017/09/09/does-college-prepare-students-for-the-real-world/#7d1c40fb42df. Acesso em: 2 de outubro de 2020

EDMANS, Alex. What to trust in a post-truth world (video). TEDxLondonBusinessSchool, may 2017. Disponível em: https://www.ted.com/talks/. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

FERNÁNDEZ-SÁNCHEZ, H.; KING, K.; ENRÍQUEZ-HERNÁNDEZ, C. B. Revisiones sistemáticas exploratorias como metodología para la síntesis del conocimiento científico. Enfermería Universitaria, v. 17, n. 1, 2020, p. 88-94. Disponível em: https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2020.1.697. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

FERREIRA, Alexandre; CARVALHO, Tiago; ANDALÓ, Fernanda; ROCHA, Anderson. Counteracting the contemporaneous proliferation of digital forgeries and fake news. Anais de Academia Brasileira de Ciências, v. 91, suppl. 1, 2019, e20180149. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0001-3765201820180149. Acesso em: 10 de outubro de 2020.

GABRIEL, Deborah. Pedagogies of social justice and cultural democracy in media higher education. Media Education Research Journal, v. 8, n. 1, 2017, p. 35-48.

GARMAN, Noreen B. Challenge in education and society coursework: walking the path of social justice and democracy through dialogue. A pedagogical trope. Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh, jan 2007.

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Juliana Coelho Braga de Oliveira. ARROIO, Agnaldo. Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, e20018, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200018. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

GOSWAMI, Ranjit. The role of universities in the post-truth era. The Chronicle of Higher Education, 31 mar. 2017. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20170327230152935. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

GUIRAO GORIS, Silamani J. Adolf. Utilidad y tipos de revisión de literatura. Ene Revista de Enfermería, v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://dx.doi.org/10.4321/S1988-348X2015000200002. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

HAMEL, Rainer Enrique. La riqueza y la validez de las lenguas indígenas en el siglo XXI. En: CLACSO (editor). Celebrando las lenguas originarias de América. Buenos Aires: CLACSO, 2020. Disponível em: http://lenguasindigenas.clacso.org/Lenguas_Indigenas_PDF.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2020.

HAN, Jialing; DELGADO, Jorge Enrique; XIANG, Xin; et.al. Education of migrant children: a portrait of seven countries with comparative analysis. In: HAN, Jialing (editor). A multi-country study on the education of migrant children. Beijing, China: 21st Century Education Research Institute, Qatar Foundation, nov. 2017, p. 1-5.

Iniciativa de las Naciones Unidas para el Aprendizaje sobre el Cambio Climático (UN CC:LEARN). ¿Cómo las universidades pueden tomar en cuenta el cambio climático? Ginebra, Suiza: Instituto de las Naciones Unidas para Formación Profesional e Investigaciones (UNITAR), 14 sep. 2018. Disponível em: https://www.uncclearn.org/es/noticias/como-las-universidades-pueden-tomar-en-cuenta-el-cambio-climatico. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie. Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. Paris: UNESCO, 2018.

JIMÉNEZ I HERNANDO, Albert. La prensa como generador de pensamiento crítico (tesis de maestría). Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2020.

KOONCE, Glenn L. Are truly democratic classrooms possible? In: Glenn L. Koonce, Taking sides. Clashing vies on educational issues, 8th edition. McGraw-Hill: 2014, p. 79-91.

LÓPEZ BORRULL, Alexandre; VIVES GRÀCIA, Josep; BADELL GUIJARRO, Joan Isidre. Fake news, ¿Amenaza u oportunidad para los profesionales de la información y la documentación? El Profesional de la Información, v. 27, n. 6, 2018, p. 1346-1356. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2018.nov.17. Acesso em: 4 de outubro de 2020.

LOUREIRO, Robson; GONÇALVES, Emerson Campos. (Semi)formação no contexto das fake news e da pós-verdade na sociedade excitada - de Adorno a Türcke. Educação em Revista, v. 37, e225778, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698225778. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

MARTÍNEZ-CARDAMA, Sara; ALGORA-CANCHO, Laura. Lucha contra la desinformación desde las bibliotecas universitarias. El Profesional de la Información, v. 28, n. 4, 2019, 3280412. Disponível em: https://doi.org/10.3145/epi.2019.jul.12. Acesso em: 26 de setembro de 2020.

MARTÍNEZ HERNÁNDEZ, Diego; LÓPEZ, Beliji Lileth; MANCO VEGA, Alejandra; ALIAGA, Francisco M.; DELGADO, Jorge Henrique; TEJADA-GÓMEZ, María-Alejandra; ROMERO, Cristina. Acceso, uso y publicación en revistas científicas entre los investigadores en ciencias sociales de Latinoamérica. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6084/m9.figshare.1041561. Acesso em: 20 de setembro de 2020.

MCMURTRIE, Beth. Can the lecture be saved? The Chronicle of Higher Education, 3 oct. 2019. Disponível em: https://www-chronicle-com.pitt.idm.oclc.org/article/Can-the-Lecture-Be-Saved-/247268. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

MENDIGUREN, Terese; PÉREZ DASILVA, Jesús; MESO AYERDI, Koldobika. Actitud ante las Fake News: Estudio del caso de los estudiantes de la Universidad del País Vasco. Revista de Comunicación, v. 19, n. 1, 2020, p. 171-184. Disponível em: https://dx.doi.org/10.26441/rc19.1-2020-a10. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

MOLLIS, Marcela. Geopolítica del saber: biografías recientes de las universidades latinoamericanas. En: VESSURI, Hebe (editora). Universidad e investigación científica. Buenos Aires: CLACSO, nov. 2006.

MORENO-FLEITAS, Olga Elizabeth. La divulgación de la información en la encrucijada de la crisis del COVID-19 en Paraguay. Reacciones y trasmisión de datos falsos y científicos a través de las redes sociales y los medios masivos. Revista de la Sociedad Científica del Paraguay, v. 25, n. 1, 2020, p. 58-85. Disponível em: https://dx.doi.org/10.32480/rscp.2020-25-1.58-85. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

MUÑOZ, Manuel Ramiro. Pertinencia y nuevos roles de la educación superior en la región. En: TÜNNERMANN BERNHEIM, Carlos (editor). La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años después de la conferencia mundial de 1998. Cali, Colombia: IESALC-UNESCO, Pontificia Universidad Javeriana, 2008, p. 166-198.

MURIEL-TORRADO, Enrique; PEREIRA, Danielle Borges. Correlations between the concepts of disinformation and Fogg’s Behavior Model. Transinformação, v. 32, 2020, e200026. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889202032e200026. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

NOAIN SÁNCHEZ, A. Periodismo de confirmación vs. desinformación: Verificado18 y las elecciones mexicanas de 2018. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación. V. 43, n. 1, 2019, p. 95-114. Disponível em: https://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2019.i43.05. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

OJEDA COPA, Alex; PEREDO RODRÍGUEZ, Valeria. Convergencia entre desinformación política y social en el conflicto electoral de 2019 en Bolivia. Temas Sociales. N. 46, 2020, p. 98-126. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0040-29152020000100005&lng=es&tlng=es. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

ORELLANA BENADO, M. E. Fabricando "verdades", ocultando la historia y "haciendo" universidad. Atenea (Concepción), n. 522, 2020. p. 307-314. Disponível em: https://dx.doi.org/10.29393/at522-110fvmo10110. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

OTERO, Vanessa. Media Bias Chart ® 5.1. Lafayette, CO: Ad Fontes Media, 2020. Disponível em: https://www.adfontesmedia.com/?v=402f03a963ba. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

PANGRAZIO, Luci. What’s new about ‘fake news’? Critical digital literacies in an era of fake news, post-truth and clickbait. Páginas de Educación, v. 11, n. 1, 2018, p. 6-22. Disponível em: https://dx.doi.org/10.22235/pe.v11i1.1551. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

POWELL, Justin J. W.; FERNANDEZ, Frank; CRIST, John T.; et.al. Introduction: the worldwide triumph of the research university and globalizing science. En: POWELL, Justin J. W.; FERNANDEZ, Frank; BAKER, David P. (editors). The century of science: the global triumph of the research university. Bingley, UK: Emerald, 2017, p. 1-36.

PROCON.ORG. Home (website). Santa Mónica, CA: ProCon.org, 2020. Disponível em: https://www.procon.org/. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

Registry of Open Access Repository Mandates and Policies (ROARMAP). Home (internet). Southampton: University of Southampton, School of Electronics and Computer Science, 2020. Disponível em: http://roarmap.eprints.org/. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

RIPOLL, Leonardo; CANTO, Fábio Lorensi do. Fake news going viral: legal responsibility on the dissemination of misinformation. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1364. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

RODRIGUES, Theófilo; FERREIRA, Daniel. Estratégias digitais dos populismos de esquerda e de direita: Brasil e Espanha em perspectiva comparada. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, n. 2, 2020, p. 1070-1086. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/01031813715921620200520. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

RODRÍGUEZ PÉREZ, Carlos. Una reflexión sobre la epistemología del fact-checking journalism: retos y dilemas. Revista de Comunicación, v. 19, n. 1, 2020, p. 243-258. Disponível em: https://dx.doi.org/10.26441/rc19.1-2020-a14. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

SAFORCADA, Fernanda; ATAIRO, Daniela; TROTTA, Lucía; et.al. Tendencias de privatización y mercantilización de la universidad en América Latina. Los casos de Argentina, Chile, Perú y República Dominicana. Buenos Aires: Instituto de Estudios y Capacitación - CONADU, 2019.

SANTOS, Gustavo Ferreira. Social media, disinformation, and regulation of the electoral process: a study based on 2018 Brazilian election experience. Revista de Investigações Constitucionais, v. 7, n. 2, 2020, p. 429-449. Disponível em: https://doi.org/10.5380/rinc.v7i2.71057. Acesso em: 5 de dezembro de 2020.

SEKULLICH, Daniel. Science struggling against fake news and fact deniers. University World News, 19 jun. 2019. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20190619112503915. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

STEPHENSON, Grace Karram. Finding new paths to discover and tell the truth. University World News, 22 jun. 2019. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20190621075859877. Acesso em: 28 de setembro de 2020.

SVETLIK, David. When the academic world and the real world meet. Thought & Action (NEA), n. Fall, 2007, p. 47-55. Disponível em: http://www.nea.org/assets/img/PubThoughtAndAction/TAA_07_06.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2020.

TORRES, Carlos Alberto; SCHUGURENSKY, Daniel. The political economy of Higher Education in the era of neoliberal globalization: Latin America in comparative perspective. Higher Education, v. 43, jun. 2002, p. 429-455. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1015292413037. Acesso em: 26 de setembro de 2020.

TRIVIÑO CABRERA, Laura; CHAVES GUERRERO, Elisa Isabel. Cuando la Postmodernidad es un metarrelato más, ¿en qué educación ciudadana formar al profesorado? REIDICS Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, n.7, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17398/2531-0968.07.82. Acesso em: 4 de dezembro de 2020.

VARGAS, Claudio H. La jornada Aguascalientes: Los años por venir/extravíos. La Jornada Aguascalientes, 30 sep. 2019. Disponível em: https://www.lja.mx/2019/09/la-jornada-aguascalientes-los-anos-por-venir-extravios/. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R., CASTIEL, Luis David. COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 7, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00101920. Acesso em: 2 de dezembro de 2020.

VESSURI, Hebe. La ciencia y la educación superior en el proceso de internacionalización. Elementos de un marco conceptual para América Latina. UNESCO Forum Occasional Paper Series, n. 13/S, 2003.

VIZOSO GARCÍA, Ángel Antonio; VÁZQUEZ HERRERO, Jorge. Plataformas de fact-checking en español. Características, organización y método. Communication & Society, v. 32v, n. 1, 2019, p. 127-144. Disponível em: https://doi.org/10.15581/003.32.1.127-144. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

WHITTEMORE, Robin; CHAO, Ariana; JANG, Myoungock; et.al. Methods for knowledge synthesis. Heart & Lung, v. 43, 2014, p. 453-461. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.hrtlng.2014.05.014. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

WORLD BANK. Lifelong learning in the global knowledge economy: Challenges for developing countries. Washington, DC: The International Bank for Reconstruction and Development, 2003. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/INTLL/Resources/Lifelong-Learning-in-the-Global-Knowledge-Economy/lifelonglearning_GKE.pdf. Acesso em: 2 de outubro de 2020.

Publicado

30-11-2021

Como Citar

ENRIQUE DELGADO, J. . Contextos emergentes e instrução no ensino superior ibero-americano: desafios do mundo pós-factual . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4912046, 2021. DOI: 10.14244/198271994912. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4912. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-27
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30