Passageiros da EJA para o Ensino Superior: quais trajetórias carregam em suas bagagens?
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994585Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Trajetórias, Ensino superior.Resumo
Este artigo trata das trajetórias humanas e de escolarização dos sujeitos da EJA em sua formação da Educação Básica ao ingresso no Ensino Superior. A proposta principal é apresentar os elementos que constituíram as bagagens dos “passageiros da EJA” em seus processos educativos. A abordagem de pesquisa se configura como qualitativa e teve como finalidade analisar como se deu a travessia dos sujeitos da EJA para o Ensino Superior, destacando, portanto, as condições de ingresso e permanência na universidade. Além disso, como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se análise documental (ficha de matrícula) e questionários para identificar os participantes da pesquisa e traçar o perfil deles. Realizou-se também entrevistas narrativas com o intuito de reconstituir a história de vida dos nove atores sociais participantes da pesquisa. Os resultados revelaram as trajetórias e os perfis dos sujeitos da EJA e a necessidade de haver práticas de ensino que contemplem os saberes adquiridos por eles em suas trajetórias de vida associadas à escolarização. Ademais, sinalizaram que as dificuldades que os acompanharam durante o processo formativo, levaram sete dos nove sujeitos a abandonar a escola em um dado momento da escolarização e retornar à EJA para concluir os estudos e ingressar no Ensino Superior quando foi possível para eles.
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