Passageiros da EJA para o Ensino Superior: quais trajetórias carregam em suas bagagens?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994585

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Trajetórias, Ensino superior.

Resumo

Este artigo trata das trajetórias humanas e de escolarização dos sujeitos da EJA em sua formação da Educação Básica ao ingresso no Ensino Superior. A proposta principal é apresentar os elementos que constituíram as bagagens dos “passageiros da EJA” em seus processos educativos. A abordagem de pesquisa se configura como qualitativa e teve como finalidade analisar como se deu a travessia dos sujeitos da EJA para o Ensino Superior, destacando, portanto, as condições de ingresso e permanência na universidade. Além disso, como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se análise documental (ficha de matrícula) e questionários para identificar os participantes da pesquisa e traçar o perfil deles. Realizou-se também entrevistas narrativas com o intuito de reconstituir a história de vida dos nove atores sociais participantes da pesquisa. Os resultados revelaram as trajetórias e os perfis dos sujeitos da EJA e a necessidade de haver práticas de ensino que contemplem os saberes adquiridos por eles em suas trajetórias de vida associadas à escolarização. Ademais, sinalizaram que as dificuldades que os acompanharam durante o processo formativo, levaram sete dos nove sujeitos a abandonar a escola em um dado momento da escolarização e retornar à EJA para concluir os estudos e ingressar no Ensino Superior quando foi possível para eles.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia


Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Coordenadora do dinter entre a UNEB/UFMG e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe).

Roberta de Jesus Muniz, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no período de 2016 a 2018.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, S. .; DE JESUS MUNIZ, R. . Passageiros da EJA para o Ensino Superior: quais trajetórias carregam em suas bagagens?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4585071, 2021. DOI: 10.14244/198271994585. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4585. Acesso em: 26 abr. 2024.

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