Formação de professores e os direitos humanos: interrogando a violência contra a mulher

Autores

  • Isadora Magno Moraes Universidade Federal do Pará
  • Nívia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará
  • Erllon Rodolfo Viegas Barata Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994519

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação em direitos humanos, Violência contra a mulher.

Resumo

A marca da violência está presente na atual sociedade. É nessa conjuntura que a educação em direitos humanos se mostra fundamental. A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou apreender e analisar, na observância aos direitos humanos, os aspectos problematizados no tocante à violência contra a mulher, apoiando-se na entrevista estruturada, modalidade projetiva, que utilizou o dispositivo de foto reprodução para que os entrevistados discorressem, criticamente, sobre o que viam. Trouxemos para a discussão duas produções textuais relativas à leitura de duas fotos reproduções que “falavam” da violência contra a mulher, as quais foram submetidas à análise interpretativa. Os textos expressavam contrariedade ao que estava posto nas fotos reproduções, problematizando as violações dos direitos e, ao mesmo tempo, considerando a ética, os valores e os direitos humanos como componentes fundamentais ao exercício da cidadania; e, ainda, evocando a dignidade da pessoa humana para a constituição de cenários sensíveis à humanidade.

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Publicado

28-02-2021

Como Citar

MORAES, I. M.; FREITAS, N. M. da S. .; BARATA, E. R. V. .; FREITAS, N. M. da S. . Formação de professores e os direitos humanos: interrogando a violência contra a mulher. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4519020, 2021. DOI: 10.14244/198271994519. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4519. Acesso em: 23 abr. 2024.

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