A política educacional a partir da teoria do campo de Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994486

Palavras-chave:

Teoria de campo, Bourdieu, Política educacional, Educação.

Resumo

A presente investigação resulta de uma pesquisa bibliográfica de perspectiva hermenêutica e analítica. O texto objetiva contribuir com as discussões acerca do campo epistêmico da Política Educacional, lançando mão da Teoria do Campo de Pierre Bourdieu. Além das obras de Bordieu, a discussão segue de perto a discussão da obra editada por Michael Grenfell - Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais no que se refere a Teoria do Campo e, se aproxima das investigações de Cesar Tello, Jeferson Mainardes e Ângelo Ricardo de Souza no que se refere às discussões sobre o campo epistêmico das Políticas Educacionais. A temática tem ganhado ênfase no contexto das ciências da educação e, nesse sentido, reivindicando maior atenção e reflexão sobre seu objeto, seu alcance, bem como os conceitos fundamentais e estruturantes do campo.  Unindo esforços teóricos que buscam entender e situar a pesquisa na área, o texto parte de uma breve reconstrução dos conceitos básicos para a definição do campo da Política Educacional, como política, educação, política pública e políticas educacionais. Em seguida, trata a análise da tríade conceitual da Teoria dos Campos: campo, hábito e capital. Com base nessa revisão conceitual, o texto conclui com algumas reflexões sobre as políticas educacionais através de uma aproximação da Teoria dos Campos de maneira analógica, destacando o potencial do pensamento de Boudieu para pensar o campo das Políticas Educacionais.

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Biografia do Autor

Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/SC

Doutor em Educação; Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó.

Camila Pelegrini, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/SC

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação; Professora na Rede estadual de Ensino de Santa Catariana; Bolsista UNIEDU.

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Publicado

15-07-2022

Como Citar

NEITZEL, O. .; PELEGRINI, C. . A política educacional a partir da teoria do campo de Bourdieu. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4486002, 2022. DOI: 10.14244/198271994486. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4486. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

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