E daí? O ENEM não pode parar: concepções de avaliação do MEC durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994468

Palavras-chave:

Avaliação da educação, Avaliação externa, Políticas públicas em educação, Exame nacional do ensino médio.

Resumo

Durante o período de pandemia de COVID-19 que obrigou o fechamento das escolas em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) se apressou para publicar o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mantendo as datas iniciais das provas. Assim, o governo federal tentava incutir no exame a defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a favor da manutenção de uma normalidade artificial, contrária à recomendação de isolamento social. Após o anúncio, muitos setores se manifestaram contrários e o Senado aprovou um projeto de lei determinando o adiamento. Buscando compreender esse cenário, este artigo tem o objetivo de desnudar as concepções de avaliação presentes nos documentos e nas manifestações públicas do MEC. Entre as questões que guiam o artigo, estão: quais as concepções de avaliação que permeiam o caso em tela? O que significaria a decisão de manutenção das datas? E de que formas esse caso privilegia a manutenção de uma cultura de provas onde o desempenho se apresenta como objetivo final do ensino? Nesse caminho, foi realizada uma análise documental do edital, portarias relacionadas ao exame, peças publicitárias e pronunciamentos do ministro de educação. A partir das análises foi possível elucidar muitas contradições, como o fato do posicionamento do MEC atentar contra as finalidades do exame e ter o potencial de causar distorções que impossibilitariam o uso dos dados para avaliação da educação. Além disso, a disparidade nas condições de acesso tende a tornar a prova ainda menos equitativa, podendo acarretar o aumento da desigualdade no acesso ao ensino superior.

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Biografia do Autor

Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto

Departamento de Didática

Renata da Silva Souza, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em educação (UNIRIO)

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

NAZARETH, H. D. G. de; SOUZA, R. da S. E daí? O ENEM não pode parar: concepções de avaliação do MEC durante a pandemia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4468013, 2021. DOI: 10.14244/198271994468. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4468. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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