Literatura e humanização na universidade: uma proposta de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994413

Palavras-chave:

Humanização, Literatura, Educação superior, Universidade.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre o modelo de Universidade que foi se constituindo ao longo da Modernidade e como esse extenso processo levou ao declínio da presença das Artes e das Humanidades na Universidade, bem como à depreciação dessas áreas do conhecimento. Na primeira parte, apresenta-se a historicização desse processo e suas consequências na formação superior atual, considerando-se tanto o cenário brasileiro como o internacional. Na segunda, analisa-se como a sobrevalorização do conhecimento científico e tecnológico, na Modernidade, alijou as Artes e as Humanidades da formação universitária e, não por acaso, coincidiu com seu crescente desprestígio e com o adoecimento da sociedade. Visando contribuir para a reversão desse quadro, apresenta-se, na terceira parte, a metodologia do Laboratório de Humanidades (LabHum), surgido na Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e, na quarta e última parte, apresenta-se o exemplo de um ciclo deste laboratório a fim de demonstrar o potencial desta proposta de formação humanística e humanizadora da educação superior e, inclusive, da própria universidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Nacaguma, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente de Literatura Portuguesa na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Rafael Ruiz, São Paulo Federal University

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dante Marcello Claramonte Gallian, São Paulo Federal University

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, professor associado da Escola Paulista de Medicina (EPM) e diretor do Centro de História, Filosofia e Ciências da Saúde

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção A Obra Prima de Cada Autor. São Paulo: Martin Claret, disponibilizada pela LeLivros em http://lelivros.love/book/baixar-livro-etica-a-nicomaco-aristoteles-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/. Acesso em 26/02/2020.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Tradução de J. J. Moura Ramos. 2ª edição, São Paulo: Abril [Col. Os Pensadores], 1984.

BENTO, Jorge Olímpio. Do estado da universidade: metida num sarcófago ou no Leito de Procrustes?. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 19, n. 3, p. 689-721, Nov. 2014 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 Nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000300009.

CASTILHO, Fausto. O conceito de universidade no projeto da UNICAMP. Campinas: Editora Unicamp, 2008.

COELHO, Teixeira. A Cultura como Experiência. Humanidades: um novo curso na USP. Renato Janine Ribeiro (Org.). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

GALLIAN, Dante. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017.

GALLIAN, Dante; PONDÉ, Luís Felipe; RUIZ, Rafael Humanização, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. . Revista Internacional de Humanidades Médicas. V. 1. N. 1, 2012, pp. 5-15.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUMBOLDT, Wilhelm von. Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. Rio de Janeiro: EdUERJ,1997.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 14, n. 1, p. 29-52, Mar. 2009 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772009000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 Jan. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000100003.

PERRONE-MOISÉS. Pra que servem as Humanidades? Caderno Mais. Folha de São Paulo, 2002.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução de Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. 2ª ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019.

TERRA, R. Humboldt e a formação do modelo de universidade e pesquisa alemã. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 24, n. 1, p. 133-150, 27 jun. 2019.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

NACAGUMA, S.; RUIZ, R.; GALLIAN, D. M. C. Literatura e humanização na universidade: uma proposta de formação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4413075, 2021. DOI: 10.14244/198271994413. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4413. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-12
##plugins.generic.dates.published## 2021-12-22