Potencialidades do uso de animações em stop motion para investigação de modelos mentais sobre conceitos químicos

Autores

  • Paola Gimenez Mateus Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Gustavo Bizarria Gibin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luiz Henrique Ferreira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994176

Palavras-chave:

Pesquisa e Educação, Tecnologia e Educação, Psicologia Cognitiva, Avaliação da Aprendizagem.

Resumo

No presente trabalho apresentamos uma discussão acerca das implicações da teoria dos modelos mentais nos processos de ensino e aprendizagem em Química, com a finalidade de discorrer sobre o uso de animação em stop motion como um instrumento de coleta de dados para se investigar as representações mentais dos sujeitos sobre conceitos químicos, em especial sobre seu caráter dinâmico. Para atingir os objetivos mencionados no presente trabalho, buscamos relacionar a teoria dos modelos mentais e suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem em Química, com a proposta da triangulação dos três diferentes níveis representacionais da Química (submicroscópico, simbólico e macroscópico), que são necessários para a compreensão dessa Ciência. Destacamos também, que tal articulação foi pautada nas principais dificuldades associadas aos processos de ensino e aprendizagem em Química e pensada na particularidade envolvendo a dinamicidade do nível atômico-molecular. As discussões realizadas envolvendo os diferentes referenciais utilizados nos possibilitaram discutir sobre as potencialidades associadas ao uso do stop motion como um instrumento de investigação dos modelos mentais sobre conceitos químicos, em destaque para o fato de se tratar de uma técnica de fácil aplicação, de baixo custo e que permite a representação dinâmica pelos alunos dos fenômenos químicos considerando o nível submicroscópico.

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Biografia do Autor

Paola Gimenez Mateus, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como pesquisadora no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) da UFSCar, desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Química com foco no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente é doutoranda em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), e faz parte do grupo de pesquisa Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ). Tem experiência na área de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem.

Gustavo Bizarria Gibin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestre em Química pelo Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar (2009) e doutor em Ciências também pelo Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar (2013). Tem experiência na área de Educação Química e atua principalmente nos seguintes temas: experimentação e abordagem experimental investigativa; análise e produção de materiais didáticos, livros didáticos, imagens e investigações sobre modelos mentais. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP Universidade Estadual Paulista, Campus Presidente Prudente (http://www.fct.unesp.br/). É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos.

Luiz Henrique Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel e mestre em Química pelo Instituto de Química de São Carlos/USP e doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado IV do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e revisor dos seguintes periódicos: Química Nova na Escola, Química Nova (Impresso), The Chemical Educator, Environmental Technology, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Eletrônica de Educação, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Revista Árvore (Impresso), Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Coordena as atividades do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ/UFSCar) e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos e experimentação para o ensino

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

MATEUS, P. G.; GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Potencialidades do uso de animações em stop motion para investigação de modelos mentais sobre conceitos químicos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4176066, 2021. DOI: 10.14244/198271994176. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4176. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

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