Análise do tratamento de conceitos químicos em coleções das séries iniciais

Autores

  • Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro USP
  • Ana Cláudia Kasseboehmer USP
  • Luiz Henrique Ferreira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199791

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199791

Apesar de a disciplina Química integrar o currículo da Educação Básica apenas no nível médio de ensino, nos primeiros anos da escolarização é possível fazer referência a essa ciência. Além disso, a produção focando as Ciências Naturais para as séries iniciais tem crescido, mas ainda poucas pesquisas podem ser encontradas. O objetivo deste artigo foi levantar o tratamento dos conceitos básicos para o estudo da Química em livros didáticos de Ciências de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD/2007. As coleções foram analisadas quanto à sequência conceitual de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa. Foram encontradas inadequações na definição dos conceitos e na sequência conceitual, quando alguns conceitos foram abordados posteriormente aos seus subsunçores. Ao mesmo tempo, vários exemplos adequados de definição e tratamento desses conteúdos foram levantados. Espera-se, assim, contribuir para a discussão sobre o ensino dos conteúdos básicos para o estudo da Química nas séries iniciais. Especialmente, quando se estabelece o primeiro contato do estudante com um conceito científico ou com um campo do conhecimento, é importante que a evolução dos conceitos seja feita de maneira cuidadosa. A baixa preocupação dada ao tratamento sequencial de conceitos pode levar à formação de – ou reforçar – concepções alternativas que dificultam o aprendizado de conteúdos posteriores, quando esses estudantes ingressarem no Ensino Médio.

Palavras-chave: Livro didático, Séries iniciais, Química.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro, USP

Licenciada em Química na Universidade Federal de São Carlos, atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e desenvolveu seu projeto de Iniciação Científica com análise de material didático das séries iniciais do ensino fundamental.

Luiz Henrique Ferreira, UFSCar

Bacharel em Química e mestre em Química Analítica pela USP, doutor em Química pela UNICAMP, é docente do Departamento de Química da UFSCar pesquisa na área de Educação em Química e é docente do Curso de Licenciatura em Química da instituição.

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

THEODORO, M. E. C.; KASSEBOEHMER, A. C.; FERREIRA, L. H. Análise do tratamento de conceitos químicos em coleções das séries iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 388–405, 2014. DOI: 10.14244/19827199791. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/791. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Análise de Material Didático
##plugins.generic.dates.received## 2013-03-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-15
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20