Educação municipal e a escola em tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994099

Palavras-chave:

Índice de efetividade de gestão municipal, Índice de efetividade de educação, Escola em tempo integral.

Resumo

O estudo se propôs verificar a associação entre I-Educ, indicador que compõe uma das dimensões do IEGM, com indicadores que acompanham o aprendizado dos alunos e as matrículas em tempo integral. Adotou-se como período de análise os anos de 2015 e 2017 nos municípios dos Estados brasileiros, totalizando 7.852 observações. Metodologicamente, foi proposto um modelo no qual o I-Educ atua como variável dependente, e a Prova Brasil, TRM, ETI e IRD como variáveis independentes, foram utilizados testes estatísticos para estimar a relação estudada, inclusive foi utilizada a análise de regressão probit e efeito marginal. Os resultados mostram uma relação positiva e significativa entre o I-Educ e as variáveis independentes Prova Brasil, TRM e ETI, não alcançando significância com o IRD. Este estudo avançou na literatura em direção à validação de um modelo de acompanhamento da política pública educacional municipal com foco no impacto gerado das ações de governo, auxiliando no monitoramento da política pública educacional. A contribuição prática desta pesquisa está em conferir aos Tribunais de Contas, gestores públicos e sociedade civil, embasamento estatístico da capacidade do I-Educ em avaliar a efetividade dos atos de gestão educacional, demonstrando que os quesitos aplicados, decorrente do monitoramento de infraestrutura e práticas administrativas, possibilitam o acompanhamento do aprendizado do aluno da rede pública municipal.

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Biografia do Autor

Alfredo Alcure Neto, Fucape Business School

Alfredo Alcure Neto
Mestre em Administração
Fucape Business School
Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória/ES
alfredoalcureneto@gmail.com
(27) 4009-4444

Silvania Neris Nossa, Fucape Business School

Silvania Neris Nossa

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

Fucape Business School

Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória/ES

silvianianossa@fucape.br

(27) 4009-4444

Aridelmo Teixeira, Fucape Business School

Aridelmo Teixeira

Doutor em Ciências Contábeis

Fucape Business School

Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória/ES

aridelmo@fucape.br

(27) 4009-4444

Nadia Cardoso Moreira, Fucape Business School

Nadia Cardoso Moreira

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

Fucape Business School

Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória/ES

nadiacmoreira@fucape.br 

(27) 4009-4444

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

NETO, A. A.; NOSSA, S. N.; TEIXEIRA, A.; MOREIRA, N. C. Educação municipal e a escola em tempo integral. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4099065, 2021. DOI: 10.14244/198271994099. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4099. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

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