Sobre a formação e o ensino policial: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994063

Palavras-chave:

Formação policial, Ensino policial, Estado do conhecimento.

Resumo

O presente texto apresenta um estado do conhecimento a partir da análise de teses e dissertações brasileiras defendidas no período de 2004 a 2016, e tornadas públicas até 2018, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Brasileiros, e relacionadas com a temática “Formação e Ensino Policial”. Pretende-se, desta forma, evidenciar um panorama geral sobre este debate emergente em torno do Ensino Policial, projetado a partir das bases curriculares para formação do profissional de segurança pública, no campo da produção acadêmica brasileira. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que as pesquisas sobre “Formação e Ensino Policial” foram ampliadas nacionalmente ao longo dos anos e vem ganhando forma específica nos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil, evidenciando as categorias presentes nas Teses e Dissertações, tais como: Formação Policial, Currículo, Educação Policial, Ensino Policial, Prática Docente, Identidade Profissional, Ensino Militar, Sistema de Ensino e Profissionalidade Docente, e possibilitando uma visão geral do que vem sendo produzido em torno da temática Formação e Ensino Policial. Pode-se concluir que esses estudos vêm impulsionando o debate sobre a superação da instrução militar no sentido de se estabelecer as bases de um ensino policial para formação do profissional de segurança pública com aproximações da função docente no aclamado Ensino Policial.

 

 

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Biografia do Autor

Benôni Cavalcanti Pereira, Secretaria de Defesa Social/Academia Integrada de Defesa Social

Doutor em Educação (UFPE). Gestor de Ensino da Academia Integrada de Defesa Social.

Kátia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-Doutorado e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (U.Porto). 

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

PEREIRA, B. C.; RAMOS, K. M. da C. Sobre a formação e o ensino policial: o que dizem as pesquisas?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4063024, 2022. DOI: 10.14244/198271994063. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4063. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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