Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994059

Palavras-chave:

Gestão democrática, Plano Nacional de Educação, Participação democrática, Comunidade Escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar a gestão democrática da escola pública enquanto meta conforme a regulamentação no Plano Nacional de Educação (PNE). Consideramos a necessidade do debate sobre a construção de indicadores que possam, em alguma medida, aferir a meta 19 do PNE. Para o estudo, partimos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como textos políticos orientadores do princípio democrático da educação, passíveis de interpretação quando relacionados à participação dos atores sociais em cena nos contextos da política: na produção de textos políticos e na escola, como destinatários de políticas. Para análise da democracia na escola enquanto meta, propomos entender a ação democrática na escola como processo através dos pares eleição-participação e colegialidade-participação, sendo o primeiro, o enfoque deste texto. Recorremos à análise dos planos de educação dos estados mais populosos das cinco regiões brasileiras e às respectivas regulamentações sobre a seleção de diretores, correlacionando-as com os dados dos municípios através do 2° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. A partir do anúncio do indicador eleição-participação, constatamos que a democracia aparece mais ampliada nos estados, com maior participação da comunidade no processo de seleção de diretores. Por outro lado, o mesmo movimento não se apresenta nos municípios.

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Biografia do Autor

Bethânia Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda em Educação - UFRJ

Mestra em Educação - UFRJ

Marcela Moraes Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniela Patti Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

23-02-2021

Como Citar

BITTENCOURT, B.; CASTRO, M. M.; AMARAL, D. P. Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4059008, 2021. DOI: 10.14244/198271994059. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4059. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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