Crenças de Autoeficácia de estudantes da licenciatura em Física em relação ao ensino inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993935

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Física, Educação Inclusiva.

Resumo

Para que a inclusão de fato funcione é necessário que os professores estejam preparados para receber os alunos público alvo da educação especial (PAEE). As políticas em prol da inclusão intensificaram-se a partir da década de 90, ou seja, já temos mais de 20 anos de discussões sobre a necessidade de formar professores para atuar junto aos alunos PAEE como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  Mas como está ocorrendo a formação dos professores? Os licenciandos estão recebendo uma formação que os possibilitem incluir adequadamente os alunos PAEE nas aulas? O que os licenciandos pensam sobre sua formação? No presente trabalho busca-se analisar se os formandos de um curso de Licenciatura em Física se sentem aptos a trabalhar com alunos PAEE. Para fazer esta análise utilizamos os estudos desenvolvidos por Bandura sobre Crenças de Autoeficácia. Participaram da pesquisa sete estudantes de um curso de licenciatura em Física, que responderam a dois instrumentos de coleta de dados: um questionário de escala Likert e um questionário aberto. Ao analisar os dados coletados pode-se concluir que os participantes da pesquisa não se sentem aptos a atuarem em turmas inclusivas e que a formação que estes licenciandos estão recebendo não visa prepará-los para trabalhar com alunos PAEE. 

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Biografia do Autor

Sabrina Gomes Cozendey, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Graduação em licenciatura em Física (2006) e mestrado em Ciências Naturais (2008) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Carlos.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba. É professora associada do Departamento de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Possui publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

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Publicado

27-09-2023

Como Citar

COZENDEY, S. G.; COSTA, M. da P. R. da. Crenças de Autoeficácia de estudantes da licenciatura em Física em relação ao ensino inclusivo . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e3935058, 2023. DOI: 10.14244/198271993935. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3935. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

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