SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO DE 2001 A 2011

Autores

  • Bruna Cristina Comin Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199476

Resumo

Com os avanços das pesquisas e dos recursos disponíveis para o atendimento à pessoa com Síndrome de Down é que se torna possível observar os espaços que esta vem conquistando no mercado de trabalho, assim como no ensino superior. Desta forma, o papel da leitura e escrita é fundamental para que este caminho se torne possível. Pensando nestas afirmações, este estudo traz a seguinte problemática: quais artigos relacionam a temática da Síndrome de Down com assuntos como: leitura, escrita e alfabetização? Diante desta questão é que este estudo tem como objetivo identificar os Artigos já produzidas na área da Síndrome de Down, focando a leitura, escrita e alfabetização por meio de uma revisão bibliográfica pelo SciELo, Google Acadêmico e Portal CAPES. O presente estudo justifica-se na medida em que oferece uma dimensão da totalidade de trabalhos produzidos sobre a temática em questão, identificando os avanços tidos sobre o assunto. Os dados apontam que a maior parte das pesquisas sobre a Síndrome de Down é realizada pela área de biológicas. É possível concluir, portanto, a importância em se desenvolver mais trabalhos pela área de humanas sobre a pessoa com Síndrome de Down. Na segunda parte deste estudo, sobre a relação entre o termo Síndrome de Down e os termos leitura, escrita e alfabetização, foram identificadas contribuições de diversas áreas do saber.

Palavras-chave: Síndrome de Down; Alfabetização; Leitura; Escrita.

Agência de fomento: CAPES

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora pelo Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar

Downloads

Publicado

28-11-2012

Como Citar

COMIN, B. C.; COSTA, M. da P. R. da. SÍNDROME DE DOWN: ANÁLISE DOS ARTIGOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO DE 2001 A 2011. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 321–339, 2012. DOI: 10.14244/19827199476. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/476. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-07-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28