Formação do professor que ensina matemática, ludicidade e narrativas: o que se pesquisou no Brasil

Autores

  • Américo Junior Nunes da Silva UNEB
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993631

Palavras-chave:

Formação do professor, Ensino de matemática, Ludicidade, Narrativas.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que dialogou com pesquisas de mestrado e de doutorado que tomaram a formação matemática de professores dos anos iniciais, em cursos de Pedagogia. Tais pesquisas foram desenvolvidas entre 1978 a 2012 e constaram dos mapeamentos realizados em dois trabalhos (FIORENTINI et al. 2002; FIORENTINI; PASSOS; LIMA, 2016). O estudo compôs a tese de doutoramento do primeiro autor, que investigou o que revelam narrativas de licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), construídas ao longo da formação, sobre a ludicidade, o ensino de matemática na formação inicial e o constituir-se professor que ensina(rá) matemática nos anos iniciais. Os dados aqui discutidos foram delimitados a partir do objeto da pesquisa de doutorado e de certo modo indicou o que de inédito poderia ser produzido. Tomou-se como fonte de dados as pesquisas levantadas pelos mapeamentos, com o olhar voltado para os trabalhos que tiveram a “ludicidade” como aspecto importante da formação inicial do professor que ensinará matemática nos anos iniciais e/ou utilizou “narrativas” ou se apresentaram como “pesquisas narrativas” – elementos que se articulam ao puzzle (CLANDININ; CONNELLY, 2015) de pesquisa, relacionamos 41 pesquisas. Ao dialogar com os autores das pesquisas buscamos neste artigo conhecer conceitos apresentados nas mesmas, confrontá-los com referenciais teóricos que defendem a ludicidade e a escrita de narrativas na formação inicial de professores que ensinam(rão) matemática nos anos iniciais.

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

SILVA, A. J. N. da; PASSOS, C. L. B. Formação do professor que ensina matemática, ludicidade e narrativas: o que se pesquisou no Brasil . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3631066, 2020. DOI: 10.14244/198271993631. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3631. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

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