Mathematics marks from the schooling process and its influences on teaching practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996226

Keywords:

Mathematics Education, Narratives, Relationship with Mathematics, Teaching practice.

Abstract

This article, an expansion of the text “The marks of mathematics from the process of schooling and its influences on teacher training and practice”, presented in the International Seminar on Research in Mathematics Education (Sipem), stems from a Curricular Activity of Teaching, Research and Extension Integration (Aciepe) and presents the objective of identifying, from written narratives, the marks of mathematics of the schooling process and how they influence or have influenced the teaching practice. We sought to hear from the participants what they had to say about the ways of teaching mathematics in their classrooms; what materials are used; and which practices are remembered from their schooling process. The search has a qualitative approach, and the data was constructed through an invitation to write a narrative, sent to the 20 participants, presented in this article with fictitious names. The narratives were analyzed from two focuses: “the practices of teaching experienced in the schooling process”; and “the influences of the marks from the school mathematics in teaching practice”. The invitation to write enabled the participants the movement of looking at themselves, remembering their experiences, producing stories and reflect on their formation and constitution processes. It is expected that this article contributes for teachers in practice and/or undergraduate students to perceive how much; writing narratives and remembering and sharing experiences with mathematics in a study group can become a formative moment for the expansion of their repertoire of knowledge and for reflection on their teaching practice.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas. Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Metodologias de ensino de Matemática e Práticas socioculturais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA).

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999); Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004); Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras (2011); Especialização em Matemática para Professores da quinta a oitava séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009); e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o grupo de Educação Matemática e o Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre). Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Carmen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciada em Matemática, PUC de Campinas, 1977, Mestre em Educação: Metodologia de Ensino, Unicamp, 1995 (CNPq) e Doutora em Educação: Educação Matemática, Unicamp, 2000, (CNPq). Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAPES, 2008) e na FE-USP (2016-2017), com estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FAPESP). Professora Titular - Sênior - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 08/03/2019, junto ao CECH/Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Na UFSCar atuou nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia (Presencial e EaD) e em Matemática. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (julho/2010 a junho/2015). Coordenou a Área de Educação Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desenvolvido na UFSCar (2014-2016). Coordena projetos de Extensão ligados ao ensino de matemática e à formação de professores na Educação Básica. Investiga e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado em temáticas da área de Educação e Educação Matemática como: formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática; narrativas na formação e pesquisa. Supervisora de pesquisas de pós-doutoramento. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. Coordenou o GT-19 Educação Matemática - Anped (2019-2021). É pesquisadora do grupo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática - GEPFPM - Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Educação - GEPEME-USP. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficas - Biograph (desde 2018). Bolsista CNPq Produtividade (mar.2011 a fev.2018; e desde mar. 2019). Orcid: 0000-0002-5501-3584.

References

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

COSTA, Conceição Leal de et al. Aprender pensando sobre a própria vida – Um ateliê biográfico na formação de educadores/professores. Revista de Sociología de la Educación (RASE), vol. 11, n.º 2, 2018.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 185-195, jan./dez. 1997.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FIGUEIREDO, Ana Paula S.; LEITE, Sérgio Antonio da S. A afetividade e ensino: marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 9, 2019.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, ano 3, n. 4, 1995.

KENSKI, Vani Moreira. Memória e ensino. Cad. Pesq., São Paulo, n. 90, p. 45-51, ago. 1994.

KENSKI, Vani Moreira. Memória e prática docente. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). As faces da memória. Campinas: Centro de Memória-Unicamp, 1996.

MOURA, Jónata Ferreira. Narrativas de professoras da educação infantil: marcas da matemática escolar na trajetória de formação. In: NACARATO, Adair Mendes. Pesquisas (com) narrativas: a produção de sentidos para experiências discentes e docentes. São Paulo: Livraria da Física, 2018.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

NACARATO, Adair Mendes; PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, n. 18, v. 3, p. 287-299, set./dez., 2013.

OLIVEIRA, Rosa Maria M. Anunciato. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 20, p. 289-305, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v.17, n.44, p. 1-21, jan./mar., 2021.

PASSOS, Cármen Lúcia B.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. Anunciato; GAMA, Renata Prenstteter. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: ressignificando a aprendizagem da matemática. Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, n. 18, v. 3, p. 327-339, set./dez., 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de Matemática? Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 11-23, jan./abr. 2008.

Published

2023-12-13

How to Cite

MELO, R. de J. S.; CONTI, K. C. .; PASSOS, C. L. B. . Mathematics marks from the schooling process and its influences on teaching practice. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 17, p. e6226096, 2023. DOI: 10.14244/198271996226. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6226. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>