O que será que será? O que quer uma formação (continuada) de professores?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6919Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Matemática, DecolonialidadeResumo
Esta escrita buscar trazer à discussão desassossegos produzidos no desenvolvimento de um curso de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais intitulado “Sentirpensar com a terra: por uma poética do estar [e pensar educação matemática] na diferença”. Curso destinado a professores da educação básica e pós-graduandos de diversas regiões do Brasil e do mundo. Entram em jogo diferentes expectativas em relação ao propósito de um curso de extensão que se pretende formativo. Uma formação de professores quer Verdades? Respostas? Conciliação? Um pedido de socorro? Nesse movimento, sob uma perspectiva qualitativa, e com base na filosofia da diferença mapeamos os caminhos trilhados para recortá-los e reorganizá-los de acordo com as afetações que nos permitiram reconstruir nossa posição no mundo, especialmente enquanto professores (militantes). Esta escrita convida aos leitores para surfar em seus próprios processos de (trans)formação quando encontrados com o outro e sua realidade outra, experimentar camadas que envolvem a formação do professor em seus diferentes níveis a fim de complexificar sua prática, abrindo os campos do olhar e das possibilidades de invenção para uma vida afirmativa. Em três cortes, a relação entre escola, processos educativos e decolonialidade é retomada como um lugar fronteiriço por onde rondam diversos imaginários, desejos e saberes. Resta explorar quais sociedades estes diversos tipos de educação produzem!
Métricas
Referências
BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de matemática. 2011. 190 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2011.
CARVALHO, Alexandre Filordi; GALLO, Silvio. Do Sedentarismo ao Nomadismo: intervenções do pensamento das diferenças para a educação. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, 195p.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2001, 152p.
CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: Filosofia da diferença e educação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 120p.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcrita em educação?. 1. ed. Porto Alegre: Doisa, 2013, 228p.
CORAZZA, Sandra. A vontade de potência do professor-artistador: currículo e didática da tradução. Anais da ANPED Sul – XI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-19-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Arte.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. De fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1257-1272, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/9sTsg3w8DPJmnnTNRhKGwJj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 dez 2023.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. O abecedário de Gilles Deleuze. Direção: Pierre-André Boutang. Paris: Arte, 1995. Transcrição completa. Disponível em: https://machinedeleuze.wordpress.com/2021/06/07/o-abecedario-de-gilles-deleuze-transcricao-completa/. Acesso em: 27 jan. 2024.
ESCRILEITURAS. Conferência "O que se transcria em educação?" (parte I) - Prof. Dra. Sandra Mara Corazza (UFRGS). Youtube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0kk121T59rk. Acesso em: 27 jan. 2024.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2005, 246p.
FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In MOTTA, Manoel de Barros da (Org.). Ética, sexualidade, política: Michel Foucault. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012, 326p.
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Campinas, v. 27, n. 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 08 dez 2023.
KEATING, AnaLouise. The Gloria Anzaldúa Reader. 1. ed. Durham e Londres: Duke University Press, 2009, 376p.
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755. Acesso em: 02 fev. 2024.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. 1. ed. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-167. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2020/09/El-giro-decolonial-1.pdf. Acesso: 27 jan. 2024.
MIGNOLO, Walter. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula rasa, Bogotá, n. 8, p. 243-282, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-8/mignolo1.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.
OLIVEIRA, Marcos da Rocha. Método de dramatização: O que é a pedagogia?. 2014. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Educação e Realidade, Campinas, v. 34, n. 2, p. 277-293, mai./ago. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9355. Acesso em: 12 fev. 2024.
THIESEN, Juares da Silva. O currículo escolar e o fim das utopias pedagógicas: distopia ou reposicionamento de apostas?. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1313-1333, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/21948. Acesso em: 25 fev. 2024.
VALLE, Júlio César Augusto do. A autoria docente em currículos de matemática desinvisibilizados: práticas de extensão e pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/16520. Acesso em: 06 jan. 2024.
WALSH, Catherine. Notas pedagógicas desde las grietas decoloniales. Clivajes. Revista de Ciencias Sociales, n. 4, p. 1-11, jul./dez. 2015. Disponível em: https://clivajes.uv.mx/index.php/Clivajes/article/view/1742. Acesso em: 22 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-25