O que será que será? O que quer uma formação (continuada) de professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6919

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Matemática, Decolonialidade

Resumo

Esta escrita buscar trazer à discussão desassossegos produzidos no desenvolvimento de um curso de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais intitulado “Sentirpensar com a terra: por uma poética do estar [e pensar educação matemática] na diferença”. Curso destinado a professores da educação básica e pós-graduandos de diversas regiões do Brasil e do mundo. Entram em jogo diferentes expectativas em relação ao propósito de um curso de extensão que se pretende formativo. Uma formação de professores quer Verdades? Respostas? Conciliação? Um pedido de socorro? Nesse movimento, sob uma perspectiva qualitativa, e com base na filosofia da diferença mapeamos os caminhos trilhados para recortá-los e reorganizá-los de acordo com as afetações que nos permitiram reconstruir nossa posição no mundo, especialmente enquanto professores (militantes). Esta escrita convida aos leitores para surfar em seus próprios processos de (trans)formação quando encontrados com o outro e sua realidade outra, experimentar camadas que envolvem a formação do professor em seus diferentes níveis a fim de complexificar sua prática, abrindo os campos do olhar e das possibilidades de invenção para uma vida afirmativa. Em três cortes, a relação entre escola, processos educativos e decolonialidade é retomada como um lugar fronteiriço por onde rondam diversos imaginários, desejos e saberes. Resta explorar quais sociedades estes diversos tipos de educação produzem!

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Biografia do Autor

Eric Machado Paulucci, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Educação (UFMG). Membro do grupo de pesquisa InSURgir.

Carolina Tamayo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e Coordenadora do Doutorado Latino-Americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente (UFMG). Doutora em Educação (UNICAMP).  Membro do grupo de pesquisa InSURgir.

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Publicado

25.11.2024

Como Citar

PAULUCCI, Eric Machado; TAMAYO, Carolina. O que será que será? O que quer uma formação (continuada) de professores?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6919176, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6919. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6919. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

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