A Relação com o Saber dos diretores de escola e a gestão democrática participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6910

Palavras-chave:

Gestão democrática, DIretores de escola, Saberes de diretores de escola

Resumo

Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória, que teve como objetivo analisar os saberes dos diretores de escola em relação à gestão democrática e participativa. Para a realização dessa investigação, foram analisadas falas dos diretores de escola de 10 estados brasileiros, que participaram do curso de formação para mentoria de diretores, realizado em parceria entre a Universidade Federal de São Carlos e a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. O embasamento teórico para a análise dos dados obtidos está pautado nos saberes dos diretores de escola, dentro da perspectiva da teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000). Com base nos dados obtidos, foram caracterizadas três dimensões de análise que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, que são: concepções da gestão compartilhada e as práticas colaborativas; possibilidade do diálogo democrático na escola: trabalho em grupo e/ou colaborativo; saberes sobre os colegiados da escola: participação na prática. Concluiu-se que a partir de uma perspectiva sobre a gestão democrática participativa e o entendimento do funcionamento dos colegiados da escola, o diretor de escola tem a possibilidade de romper com o autoritarismo ainda presente na sua identificação, uma vez que é a partir do seu posicionamento na função de diretor que a participação da comunidade nas tomadas de decisão da escola pode ser efetiva, frente aos desafios e dificuldades da escola.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Rosa da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Araraquara/SP (2010), e em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2017), Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividade, no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (2022). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Artes pela Universidade Cidade de São Paulo/ UNICID (2013), em Computação Aplicada a Educação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo - USP, e em Educação e Tecnologias - Produção e Uso de Tecnologias na Educação pela Universidade Federal de São Carlos, além de curso técnico profissionalizante em Administração e Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Arte e Mentoria de Diretores de escola, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, formação continuada de diretores de escola e musicalização infantil. Atuou como tutora no Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal de São Carlos nos anos de 2018 e 2019 e foi membro da Equipe Moodle da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar. Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cecília Luiz, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São É Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com defesa de tese inédita "Formação Continuada em Mentoria: aprendizagem entre diretores escolares". Lotada no Departamento de Educação e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (1987), mestrado em Educação pela mesma Universidade, UFSCar (1999) e doutorado em Educação Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). Realizou pós-doutorado na área de Organização e Administração Escolar, no Instituto de Ciências da Educação da Universidade do Minho (2022-2023), em Braga/Portugal. É Investigadora do CIEd, Universidade do Minho, Braga, Portugal e, também, coordena e é líder do grupo GEPESC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura. Desenvolve pesquisas com temas, como: Políticas públicas e Gestão democrática; Mentoria de diretores escolares; Formação de diretor escolar; Mediação e violência escolar. É coordenadora geral do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de diretores escolares, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), desde 2020. Autora do livro: Formação de Diretores de escola: uma proposta em Mentoria (2024).

Michele Varotto Machado, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Participa como membro dos Grupos de Pesquisa:  "Ciências da Compaixão e Educação", coordenado pela Prof Dr Alessandra Arce Hai; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Educação, Subjetividade e Cultura", coordenado pela Profa. Dra. Maria Cecília Luiz. 

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Publicado

15.11.2024

Como Citar

SILVA, Rita de Cássia Rosa da; LUIZ, Maria Cecília; MACHADO, Michele Varotto. A Relação com o Saber dos diretores de escola e a gestão democrática participativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6910167, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6910. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6910. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
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