Entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: o que enunciam as crianças?

Autores

  • Larissa Ferreira Rodrigues Gomes Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, Vitória - ES, Brasil
  • Rayra Sarmento Ferreira Subtil Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Claudineia Rossini Gouveia Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, Vitória - ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6847

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino fundamental, Currículo, Educação básica.

Resumo

O presente artigo objetiva conhecer quais sentidos são atribuídos pelas enunciações infantis na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental através da vivência com as crianças matriculadas no último ano letivo da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Vitória – ES. O presente trabalho investe na cartografia como pesquisa-intervenção ao mobilizar as redes de conversações com as crianças como produção de dados, potencializando as narrativas que ocorrem concernentes ao avanço vivido por elas nas etapas da educação básica. Conclui-se que as crianças no último ano letivo da educação infantil, pouco compreendem as mudanças a serem vividas e praticadas no processo de mudança para os anos iniciais do ensino fundamental, o que provoca preocupação e angústia sobre se irão ou não possuir momentos de brincadeiras com os colegas, além de uma grande preocupação com as tarefas atribuídas na nova fase de escolarização. Sendo importante que ocorra o oferecimento de estratégias para que as crianças possam conhecer a escola na qual irão estudar nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como ter contato com as crianças que lá estudam para que elas possam expor o pensamento crítico e reflexivo que possuem através de uma roda de conversa para ampliar e desmistificar o conhecimento prévio que as crianças possuem oriundos das conversações com os adultos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em Imagens e Narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Brasília: Diário Oficial da União, Poder Executivo, 1996.

BRASIL. Lei nº 11. 274, de 6 de fevereiro de 2006. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. BASE Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC; SEB, 2007. p. 33-46.

CARVALHO, Janete M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii; Brasília: CNPQ, 2009.

CARVALHO, Janete M. O currículo como comunidades de afetos/afecções. Revista Teias, v. 13, n. 27, p. 75-87, 2011.

CARVALHO, Janete M. Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 21, n. 1, p. 47-62, 2019.

CARVALHO, Janete M.; SILVA, Sandra K.; DELBONI, Tânia Mara Z. F. Currículos como corpos coletivos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 801-818, 2018.

CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. especial, p. 11-24, 1999.

CORREA, Bianca C.; BUCCI, Lorenzza. A vivência em uma pré-escola e as expectativas quanto ao ensino fundamental sob a ótica das crianças. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 9, p. 1-20, 2018.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34, 1995.

DIAS, Edilamar B. Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Outro Espaço, Outras Experiências? O que Dizem as Crianças? 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville, 2014.

FALCÃO, Elis B. L. Sobre lagartas e borboletas e sobre não ter medo de voar: a literatura e a transição da educação infantil para o ensino o fundamental. Curitiba: CRV, 2019.

FALCÃO, Elis B. L. Transição educação infantil e ensino fundamental: subsídios para os processos de transição nas duas etapas. Pelotas: AZ7, 2020.

FIORIO, Angela F. C. Pensando o currículo com as crianças: ou sobre aprendizagens inventivas na educação infantil. 2013. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

FILHO, Elísio J. S. Arte na centralidade das discussões sobre educação e currículo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40, Pará. Anais... Pará: ANPED: 2021, p. 1-4.

KASTRUP, Virgínia. Políticas Cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, 2005.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020. p. 32-51.

KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina B. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020. p. 76-91.

KOHAN, Walter O. Infância. Entre Educação e Filosofia. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

LOPES, Sammy W. Infância e Currículo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40, Pará. Anais... Pará: ANPED, 2021. p. 1-5.

MÉDICI, Mônica S.; OLIVEIRA, Marcos I. C. Vozes e atu (ação) de mulheres-professoras na luta feminina em defesa da escola pública. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40, Pará. Anais... Pará: ANPED, 2021. p. 1-5.

NEVES, Vanessa F. A.; GOUVÊA, Maria Cristina S.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Revista educação e pesquisa, v. 37, n. 1, 2011.

NUNES, Kezia R. Infâncias e educação infantil: redes de sentidos produções compartilhadas nos currículos e potencializadas na pesquisa com as crianças. 2012. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

PALAVRA CANTADA. O Caramujo e a Saúva. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: Pesquisa - intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PÉREZ, Carmen L. V. O povo criança e suas infâncias: fragmentos de uma pesquisa coletiva. Investigar em Educação, v. 2, n. 4, p. 81-99, 2015.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.

SILVA, Tomaz T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOARES, Erika M. A. Devir-selvagem da criança na educação infantil: um currículo entre voos e pousos da Mariposa. 2020. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

Downloads

Publicado

12.10.2024

Como Citar

GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues; SARMENTO FERREIRA SUBTIL, Rayra; GOUVEIA, Claudineia Rossini. Entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: o que enunciam as crianças? . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6847128, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6847. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6847. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.