Entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: o que enunciam as crianças?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6847Palavras-chave:
Educação infantil, Ensino fundamental, Currículo, Educação básica.Resumo
O presente artigo objetiva conhecer quais sentidos são atribuídos pelas enunciações infantis na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental através da vivência com as crianças matriculadas no último ano letivo da educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Vitória – ES. O presente trabalho investe na cartografia como pesquisa-intervenção ao mobilizar as redes de conversações com as crianças como produção de dados, potencializando as narrativas que ocorrem concernentes ao avanço vivido por elas nas etapas da educação básica. Conclui-se que as crianças no último ano letivo da educação infantil, pouco compreendem as mudanças a serem vividas e praticadas no processo de mudança para os anos iniciais do ensino fundamental, o que provoca preocupação e angústia sobre se irão ou não possuir momentos de brincadeiras com os colegas, além de uma grande preocupação com as tarefas atribuídas na nova fase de escolarização. Sendo importante que ocorra o oferecimento de estratégias para que as crianças possam conhecer a escola na qual irão estudar nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como ter contato com as crianças que lá estudam para que elas possam expor o pensamento crítico e reflexivo que possuem através de uma roda de conversa para ampliar e desmistificar o conhecimento prévio que as crianças possuem oriundos das conversações com os adultos.
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