Casos de Ensino: Teatro do Oprimido como ato de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6787

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Teatro do Oprimido, Casos de Ensino, Pesquisa-formação.

Resumo

Apresentamos um recorte de uma investigação em desenvolvimento ancorada em pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica. Utilizamos os Casos de Ensino como dispositivo de pesquisa-formação. Por meio de um projeto de pesquisa e extensão, os participantes foram convidados a narrar e socializar suas experiências pedagógicas em um espaço coletivo. Como referencial norteador, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opressor. Neste artigo, apresentamos e discutimos um dos Casos de Ensino narrados por um professor de Artes a partir da sua experiência com a produção do texto dramático com o Teatro do Oprimido em sala de aula. Como referencial, recorremos aos estudos freirianos para discutir a relação entre oprimido e opresso. O docente atua na rede pública, em turmas do Ensino Médio, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Objetivamos problematizar as dimensões do reconhecimento e da resistência de situações de opressão vivenciadas pelos estudantes, do ponto de vista narrado pelo professor. A análise foi baseada na interpretação-compreensiva dos relatos, evidenciando a dimensão referente ao Ensino de Teatro na EJAI e ao planejamento da prática pedagógica. As conclusões direcionam para uma epistemologia do sujeito biográfico que aporta, nas narrativas, processos formativos produzidos por uma reflexão a partir do processo criativo com o texto teatral. Os resultados também revelam a potência dos Casos de Ensino como dispositivo formativo e investigativo.

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Biografia do Autor

Claudia Starling, UFMG

Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE). Atualmente, coordenadora do PROMESTRE/ UFMG (Mestrado Profissional em Educação e Docência). Integrante do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE-FAE) Pós doutoranda na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 - CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè e GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do Grupo de Pesquisa LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática, Ensino, Docência, Prática Pedagógica. Formação de Professores. Pesquisa (auto)biográfica e Casos de Ensino.

Elizeu Clementino de Souza, UNEB

Pesquisador 1C CNPq, Pós-doutor em Educação (FESUP), Pós-doutor em Educação pela Université Paris 13 - Sorbenne Paris Cité (em curso), Doutor em Educação (UFBA), com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral. E-mail: esclementino@uol.com.br ou  elizeu.clementino@pq.cnpq.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4145-1460

Emanoel Nogueira Ramos , UFMG

Doutorando em Educação (UFMG).Mestre em Educação pela Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis (2013). Licenciado em Teatro pela UFBA (2003) e em Pedagogia pela UNINTER (2019). 

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Publicado

13.10.2024

Como Citar

STARLING, Claudia; CLEMENTINO DE SOUZA, Elizeu; NOGUEIRA RAMOS , Emanoel. Casos de Ensino: Teatro do Oprimido como ato de resistência. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6787121, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6787. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6787. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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