O ‘apagão’ docente: quem educará as novas gerações?

who will educate the new generations?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6608

Palavras-chave:

‘Apagão’ docente, Carreira docente, Educação básica

Resumo

Números, proporções e realidades empíricas tem nos mostrado o evidente risco de ‘apagão’ docente na Educação Básica Brasileira. Isso se evidencia, basicamente, pela defasagem quantitativa entre o número de jovens professores e o número de docentes na etapa final de suas carreiras. A partir dessa premissa o artigo objetiva apresentar as inferências que sustentam a tese de que se aproxima um “apagão docente”, discutindo alguns aspectos atuais da materialidade da profissão, bem como subsídios para fazer o enfrentamento ao déficit crescente no quadro de professores. A discussão está amparada em base bibliográfica e dados estatísticos, conduzidos por metodologia analítico-reconstrutiva a partir do procedimento da análise de conteúdo. São elaborados quadros e gráficos que auxiliam na fundamentação e base empírica da pesquisa enquanto elementos quantitativos necessários para subsidiar a análise crítica qualitativa desenvolvida ao longo do artigo. Como conclusão, sustenta-se que, para fazer o enfrentamento da situação, são necessárias soluções estruturais, as quais passariam, fundamentalmente, pelo investimento na “atratividade” para o ingresso e a permanência na carreira docente. A partir da análise realizada, respaldada por sólida fundamentação bibliográfica, destacam-se conclusões que levam a reforçar a tese de que, para dar conta efetiva do fenômeno, sejam necessárias soluções estruturais que passariam pelo investimento na atratividade e permanência na carreira docente.

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Biografia do Autor

Sidinei Cruz Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL)/Campus Passo Fundo

Doutor em Educação (UPF); Mestre em Filosofia (PUCRS), Graduado em Direito, e Graduado em Filosofia. Professor de Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  IFSUL campus Passo Fundo.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em educação, professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade de Passo Fundo / UPF.

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

SOBRINHO, Sidinei Cruz; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. O ‘apagão’ docente: quem educará as novas gerações? who will educate the new generations?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6608192, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6608. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6608. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

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