Formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial: pistas na produção científica nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995205

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Especial, Formação de Professores, Produção Científica.

Resumo

Qual o espaço de preocupação da academia com o binômio Alfabetização / Educação Especial?  Há suficiente e qualificado espaço para a discussão de aspectos como a formação de professores para a alfabetização de alunos Público Alvo da Educação Especial na produção científica nacional?  E quais os tópicos em destaque na potencial discussão?  A partir de tais questões, o texto em tela objetiva discutir processos de formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial, por meio de pistas deixadas pela produção científica nacional.  Para tanto, ampara-se operacionalmente em uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, que examinou um corpus de análise constituído por uma seleção de artigos publicados em revistas editadas no Brasil, de acesso aberto, classificadas no Qualis e com escopo voltado especificamente à educação especial e a alfabetização, publicados na segunda década do século XXI, de 2011 a 2020.  Aponta, como conclusão, que há uma escassa produção que considera a alfabetização especificamente para a modalidade da Educação Especial e, de forma ainda mais tímida, artigos que se preocupam com a formação de professores alfabetizadores para tal intento, ou que levantam discussões mais densas sobre o tema, evidenciando uma possível lacuna na produção científica nacional.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani , Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.  Pesquisadora Pq/CNPq.

Referências

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

ESQUINSANI , R. S. S. . Formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial: pistas na produção científica nacional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5205016, 2023. DOI: 10.14244/198271995205. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5205. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
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##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11