A contingência pedagógica alimentada pelos saberes docentes: um conceito em construção amalgamado na realidade escolar

Autores

  • Maria Joselma do Nascimento Franco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marcia Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Marli Amélia Lucas de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas (IFET)/Barbacena

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6328

Palavras-chave:

Saberes docentes, Contingência pedagógica, Ensino

Resumo

O artigo toma como objeto de estudo “a contingência pedagógica alimentada pelos saberes docentes” e se insere nas discussões que fundamentam nossas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Objetivamos apresentar um estudo teórico-reflexivo em torno da conceituação da contingência pedagógica que toma os saberes docentes, enquanto alimentador de si. Um conceito em construção, que emerge no ambiente escolar, potencializando no ofício docente, a reinvenção de saberes, a partir das imprevisibilidades do cotidiano escolar. De abordagem qualitativa do tipo bibliográfico-exploratório, buscamos em Tardif (2002, 2010, 2014), Gauthier et al (2006), Borges (2004) e Cunha (2007) precisar os saberes docentes que, amalgamados, ganham consonância ao responderem as demandas cotidianas, em convergência com os sentidos e significados que tem o ofício docente, possibilitando, pela via da reinvenção, a emergência de saberes que alimentam a contingência pedagógica. Nesta perspectiva, concebemos que esta produção, em torno da contingência pedagógica e dos saberes docentes, aponta que estes são diversos, plurais, individuais e coletivos, complementam-se uns aos outros no próprio campo de trabalho, onde são potencializados saberes outros, enquanto fruto da inventividade, que materializa a contingência pedagógica. Esta é concebida enquanto uma construção do contexto escolar, que se pauta no movimento de insurgência experienciada cotidianamente pelo professor, a partir das demandas que lhe são apresentadas na profissão, respondidas pelo viés da reinvenção, materializada nas práticas docentes, que aqui ganha lugar de sistematização enquanto conceito em construção, em busca de sua validação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Educação

Referências

BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. 1. ed. Araraquara (SP): JM Editora, 2004.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Saberes Docentes ou Saberes dos Professores. Revista Cocar, v. 1 n. 2 jul./dez. 2007.

DIAS, Rosimere de Oliveira. Formação Inventiva de Professores e Políticas de Cognição. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre (RS), v. 12, n. 2, p. 164-174, jul./dez. 2009.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2006.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Cientifica. 4. ed. Campinas (SP): Editora Alínea, 2007.

GOUVEIA, Raylla Walleska Santos Ferreira. Casos de ensino com professores iniciantes: caminhos de imersão na docência e desenvolvimento profissional. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Caruaru-PE, 2020, 191 p.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

PEREIRA, Marli A L. A Articulação entre Universidade e Escola: os saberes necessários para participação no projeto Bolsa Alfabetização. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, 2015, 155 p.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

FRANCO , Maria Joselma do Nascimento; SILVA, Marcia Batista da; OLIVEIRA, Marli Amélia Lucas de. A contingência pedagógica alimentada pelos saberes docentes: um conceito em construção amalgamado na realidade escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6328185, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6328. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6328. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-02-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.