Narrativas críticas de uma professora: entre as memórias e os saberes docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6259

Palavras-chave:

Formação de Professores; Saberes docentes; Pesquisa Narrativa; Profissão docente

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas das experiências que formaram uma professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir de memórias e dos teóricos com os quais dialogamos, buscando a produção de sentidos como estratégia de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015). Uma vez que transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas por homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar e recontar histórias visando a possiblidade de transformar essa experiência. As caixas de memórias, com as narrativas criativas, foram construídas com personagens reais que fizeram parte da constituição da professora-pesquisadora-participante. Por fim, construímos uma reflexão por meio das memórias e dos saberes que constituem a profissão docente.

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Biografia do Autor

Denise Marques Morais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - Araguari-MG (2007). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da  Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora de ciências da Educação da Básica. 

Camila Lima Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professora permanente da Linha de saberes e práticas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced-UFU.  

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

ARANTES, Alessandra; MARQUES MORAIS, Denise; LIMA COIMBRA, Camila. Narrativas críticas de uma professora: entre as memórias e os saberes docentes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6259130, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6259. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6259. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

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