Narrativas críticas de uma professora: entre as memórias e os saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6259Palavras-chave:
Formação de Professores; Saberes docentes; Pesquisa Narrativa; Profissão docenteResumo
O presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas das experiências que formaram uma professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir de memórias e dos teóricos com os quais dialogamos, buscando a produção de sentidos como estratégia de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015). Uma vez que transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas por homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar e recontar histórias visando a possiblidade de transformar essa experiência. As caixas de memórias, com as narrativas criativas, foram construídas com personagens reais que fizeram parte da constituição da professora-pesquisadora-participante. Por fim, construímos uma reflexão por meio das memórias e dos saberes que constituem a profissão docente.
Métricas
Referências
CLANDININ, D. Jean. Potentials and possibilities for narrative inquiry. In: CAMPBELL, M.; THOMPSON, L. (Ed.). Issues of identity in music education: Narratives and practice advances in music education. Charlotte, NC: Information Age Publishing. 2010. p. 1-11.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Relatos de experiência e investigacion narrativa. In. LARROSA, J. Déjame que te cuentes. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Tradução de Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU – 2 ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015. 244p.
DA SILVA SOUSA, Maria Goreti; DE OLIVEIRA CABRAL, Carmen Lúcia. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, [S. l.], v. 33, n. 2, 2015. DOI: 10.24933/horizontes.v33i2.149. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 23 nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Editora Cortês, 1997.
GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação, Bauru, v.11, p.327-345, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora. 1994.
MELLO, Dilma Maria. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do Curso de Letras. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
MELLO, Dilma Maria. Pesquisa narrativa: fenômeno estudado e método de pesquisa. In: ROMERO, T. R. de S. (Org.). Autobiografias na (re)constituição de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo. Campinas: Pontes, 2010. p. 171-187.
MELLO, Dilma Maria. A Teacher's Story of Facing the Road of Change. (A história de uma professora ao enfrentar o caminho da mudança) In: Polifonia (UFMT), v. 19, p. 261-279, 2012.
MOREIRA, Maria Alfredo. Quebrando os silêncios das histórias únicas: As narrativas profissionais como contranarrativas na investigação e formação em supervisão. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 11–29, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/43. Acesso em: 23 nov. 2022.
MOTTA, Thais da Costa.; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa formação: uma opção teórico metodológica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizer fazer dizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, online, v. 4, n. 12, p. 1034 – 1049, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1034-1049. Acesso em: 20/11/2022.
NÓVOA, Antõnio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 20/11/2022.
OLIVEIRA, G. Conhecimento prático profissional e prático pessoal: experiências que vivi/vivo são histórias que constituem professor. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
OLIVEIRA, C. B.; SILVA-FORSBERG, M. C. O uso de narrativas nas pesquisas em formação docente em educação em ciências e matemática. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 22, n. 14867, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/21172020210102. Acesso em: 20/11/2022.
PAIVA, V. L. M. de O. E. A pesquisa narrativa: uma introdução. Rev. Bras. Linguist. Apl., Belo Horizonte, v.8, n.2, p.1-5, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001. Acesso em: 20/11/2022.
SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, UFRN, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 22 nov.. 2022.
SAVIANI, Demerval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020063, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1463. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463. Acesso em: 23 nov. 2022.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides.; ZITKOSKI, Jaime. José. (Orgs.) Dicionário Paulo Freire. Autêntica: Belo Horizonte, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra Arantes, Denise Marques Morais, Camila Lima Coimbra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-10-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14