Processos formativos de professores na constituição do Movimento em Rede da Feira de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996233

Palavras-chave:

Movimento em rede da feira de matemática, Formação de professores, Pesquisa narrativa.

Resumo

Este texto é parte de um estudo em andamento e objetiva investigar as concepções de formação de professores presentes no período de gestação do Movimento em Rede da Feira de Matemática, no estado de Santa Catarina. Busca, também, compreender o campo fértil de reflexões em Educação Matemática e Formação de Professores na década de 1980 no Brasil e, de maneira mais aprofundada, neste estado. Assim, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa com viés histórico e narrativo, e evidencia a vanguarda em algumas proposições e ideias acerca das concepções de formação de professores. Numa síntese da leitura dessa primeira parte da história, destaca-se como perspectiva predominante, em termos de formação de professores, uma postura mais próxima do modelo prescrito pela pesquisa de desenvolvimento, com foco na elaboração, implementação, reflexão e socialização de materiais didáticos voltados ao ensino de Matemática no primeiro grau. Desde o início, os formadores se preocuparam em garantir que os professores participassem de todas as etapas do processo. Tais participações foram, aos poucos, se ampliando e a Feira Catarinense de Matemática contribuiu significativamente na última etapa deste modelo relativa à difusão e à adoção de ideias inovadoras. No tocante às tendências para o ensino da Matemática, a preponderante foi a construtivista. Os diversos movimentos formativos realizados na época contribuíram para que os professores adquirissem confiança e conhecimento necessários para um caminhar em direção a uma mudança de paradigma.

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Biografia do Autor

Araceli Gonçalves, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Atualmente é de do Instituto Federal Catarinense, atuando principalmente nos temas Movimento em Rede da Feira de Matemática, Formação de Professores e Educação Matemática.

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado em Educação Matemática (2017) pela UNESP. Tem experiência na pesquisa e prática em Educação Matemática, com ênfase em Prática Pedagógica e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação: formação de professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional docente, educação matemática e infância, jogo e resolução de problemas. Ex-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional) no triênio 2016-2019. Atualmente é Professora Titular do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do GEPPROFEM- Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM - Grupo de estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática. Sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

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Publicado

13.12.2023

Como Citar

GONÇALVES, Araceli; GRANDO, Regina Célia. Processos formativos de professores na constituição do Movimento em Rede da Feira de Matemática . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6233093, 2023. DOI: 10.14244/198271996233. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6233. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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