A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Regina Célia Grando Universidade São Francisco
  • Luana Toricelli Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199395

Resumo

O texto se refere a uma pesquisa que buscou investigar de que forma as práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas, em um grupo de estudos com alunas da Pedagogia, contribuíram para uma (re)significação quanto à matemática e seu ensino para essas alunas. Analisamos as diferentes estratégias formativas que foram adotadas no grupo e que foram consideradas como promotoras de aprendizagem docente, bem como, investigamos o processo de aprendizagem, no duplo sentido: das licenciandas como futuras professoras que ensinarão matemática na Educação Básica e da pesquisadora, como formadora. Esta pesquisa foi desenvolvida em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista-SP (GEEM – Grupo de Estudos em Educação Matemática), composto por licenciandas em Pedagogia e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Os dados foram produzidos a partir da audiogravação dos encontros do grupo, produção de escritas das participantes, entrevistas e diário de campo da pesquisadora. Analisamos as diferentes estratégias formativas que proporcionaram a esse grupo momentos de reflexão e aprendizagem sobre a matemática e seu ensino. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que se mostrou muito significativa para as participantes. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas e da postura problematizadora do formador.

 

Palavras-chave: Grupos colaborativos; Formação inicial de professores; Estratégias formativas; Educação matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Célia Grando, Universidade São Francisco

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade São Francisco, desenvolvendo pesquisa e orientando trabalhos na linha de pesquisa Matemática, Cultura e Práticas Pedagógicas

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

GRANDO, R. C.; TORICELLI, L. A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 67–90, 2012. DOI: 10.14244/19827199395. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/395. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-27
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29