Interdisciplinaridade entre Matemática e dança: novos caminhos no ensino de geometria
new paths in the teaching of geometry
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6211Palavras-chave:
Dança, Ensino e aprendizagem de matemática, Geometria, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades de uma abordagem interdisciplinar que articula matemática e dança para o ensino de geometria. De caráter qualitativo, a pesquisa ocorreu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Com base na Pedagogia de Projetos e nos níveis de pensamento geométrico de van Hiele, foram elaboradas atividades envolvendo análise de vídeos de dança, vivências corporais e produções escritas. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo, gravações, registros dos alunos, um teste padronizado e questionários. A análise, realizada numa perspectiva narrativa, foi permeada por três eixos, relativos (1) aos níveis de pensamento geométrico dos alunos, (2) à percepção dos alunos sobre articulação entre geometria e dança, e (3) ao envolvimento dos alunos no projeto. Devido a extensão do material produzido e analisado, neste artigo apresenta-se um recorte, com foco nas duas etapas cujas atividades mais privilegiaram a relação entre a Matemática e a dança, e também nos resultados dos testes. Os resultados apontam que os alunos passaram a diferenciar as formas geométricas planas e espaciais e compreenderam algumas características e propriedades das figuras espaciais, o que se configurou como um avanço nos níveis do pensamento geométrico. Assim, conclui-se que projetos que propiciem a articulação entre a Matemática e a dança mostram-se potenciais para a aprendizagem da geometria, ao propiciarem um contexto interessante e rico em significados, especialmente para a compreensão das formas e propriedades geométricas.
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