Interdisciplinaridade entre Matemática e dança: novos caminhos no ensino de geometria

new paths in the teaching of geometry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6211

Palavras-chave:

Dança, Ensino e aprendizagem de matemática, Geometria, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades de uma abordagem interdisciplinar que articula matemática e dança para o ensino de geometria. De caráter qualitativo, a pesquisa ocorreu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Com base na Pedagogia de Projetos e nos níveis de pensamento geométrico de van Hiele, foram elaboradas atividades envolvendo análise de vídeos de dança, vivências corporais e produções escritas. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo, gravações, registros dos alunos, um teste padronizado e questionários. A análise, realizada numa perspectiva narrativa, foi permeada por três eixos, relativos (1) aos níveis de pensamento geométrico dos alunos, (2) à percepção dos alunos sobre articulação entre geometria e dança, e (3) ao envolvimento dos alunos no projeto. Devido a extensão do material produzido e analisado, neste artigo apresenta-se um recorte, com foco nas duas etapas cujas atividades mais privilegiaram a relação entre a Matemática e a dança, e também nos resultados dos testes. Os resultados apontam que os alunos passaram a diferenciar as formas geométricas planas e espaciais e compreenderam algumas características e propriedades das figuras espaciais, o que se configurou como um avanço nos níveis do pensamento geométrico. Assim, conclui-se que projetos que propiciem a articulação entre a Matemática e a dança mostram-se potenciais para a aprendizagem da geometria, ao propiciarem um contexto interessante e rico em significados, especialmente para a compreensão das formas e propriedades geométricas.

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Biografia do Autor

Bruna da Rosa Santos, Universidade Federal de Itajubá

Mestranda bolsista (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC/ UNIFEI, graduada em Matemática Licenciatura pela UNIFEI (2019) e possui curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2014). É membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática (PFECiM).

Referências

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

SANTOS, Bruna da Rosa; MATESCO CRISTOVÃO, Eliane. Interdisciplinaridade entre Matemática e dança: novos caminhos no ensino de geometria: new paths in the teaching of geometry. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6211227, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6211. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6211. Acesso em: 13 jun. 2025.
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