Impacto do ensino remoto emergencial no processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996154

Palavras-chave:

Docente, Pandemia, Aprendizagem mediada por tecnologia, Educação.

Resumo

A presente pesquisa visa perscrutar a forma como o ensino remoto foi trabalhado durante a pandemia de COVID-19, e os impactos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) campus Rio Verde, focando na perspectiva docente. A Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, uma pandemia de COVID-19, que impôs a aplicação de diversas medidas preventivas em todo o mundo. Na educação, houve a paralisação das atividades presenciais em todos os níveis educacionais. As atividades em instituições de ensino foram continuadas por meio do ensino remoto, que permitiu ao aluno a possibilidade de construir seu conhecimento de onde quer que esteja, entretanto, é necessária a adaptação de toda a comunidade acadêmica a esse arcabouço de ensino. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar a experiência de docentes neste momento de pandemia, em busca de respostas, ou alternativas que possam contribuir e/ou aprimorar os métodos educacionais do IF Goiano. Fizeram parte da pesquisa docentes dos seguintes cursos do IF Goiano, Campus Rio Verde: Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Contabilidade. Participaram 38 dos cerca de 56 docentes convidados a colaborarem na pesquisa, dos cursos em questão. Os professores relataram que houve neste modelo de ensino uma sobrecarga para o preparo das aulas, ainda que a maioria tenha se capacitado para o ensino remoto. Entretanto, diversos aspectos positivos foram levantados a partir dessa experiência, com possibilidade de aproveitamento no ensino presencial.

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Biografia do Autor

Letícia Fleury Viana, Instituto Federal Goiano (IF) - Campus Rio Verde

Engenheira de Alimentos, Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Doutora em Ciência Animal. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Docente do Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Fernando Henrique Antoniolli Farache, Instituto Federal Goiano (IF) - Campus Rio Verde

Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Doutor em Ciências (Entomologia). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Raquel Maria Prado, Instituto Federal Goiano (IF) - Campus Rio Verde

Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Mestre em Desenvolvimento Regional. Professora do Ensino Básico e Tecnológico, Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Simone Sousa Guimarães, Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Rio Verde

Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Pública e Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Técnica administrativa. Instituto Federal Goiano, campus Rio Verde.

Calixto Júnior de Souza, Instituto Federal Goiano (IF) - Campus Rio Verde

Licenciatura em Educação Física (2008) e Pedagogia (2016), Doutor em Educação Especial (2017), Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e coordenador do NAPNE/ IF Goiano - Campus Rio Verde cedido do IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

VIANA, L. F. .; FARACHE, F. H. A.; PRADO, R. M.; GUIMARÃES, S. S. .; SOUZA, C. J. de. Impacto do ensino remoto emergencial no processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva dos docentes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6154053, 2023. DOI: 10.14244/198271996154. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6154. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
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