Bibliometric study about educational policies for people with disabilities, between 1997 to 2014

Autores

  • Naidson Clayr Santos Ferreira
  • Calixto Júnior de Souza
  • João Henrique da Silva
  • Woquiton Lima Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992537

Resumo

This article’s general objective is to analyze scientific production about politics in Special Education modality, from 1997 to first semester of 2014, in the Brazilian Journal of Special Education (Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE) and in the Special Education Journal (Revista Educação Especial – REE). These journals were analyzed by bibliometric methodology and included several indicators recorded in Software Microsoft Excel. There were 44 counted articles with different themes and objectives, and 70 authors, who lived mainly in the South and Southwest regions of Brazil. Results point that the production of articles presented a notable increase after 2008, and the methodology used was, in general, documental and qualitative studies. Besides, many works presented abstracts with unfinished scientific writing and conclusions that emphasized the inefficiency of administrative management of Public Service to guarantee Special Education of quality. Therefore, we considered that educational politics for people with deficiencies have limits, possibilities and challenges, besides there is a necessity of new methodology types in future studies on politics.

Keywords: Special education, Educational policies. Bibliometric study.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a produção científica sobre a temática da política na modalidade Educação Especial, no período de 1997 ao primeiro semestre de 2014, presentes na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e na Revista Educação Especial (REE). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento junto à base de dados das revistas e a seleção dos artigos foi realizada através de uma busca pelo termo “política” nos portais eletrônicos das referidas revistas. Para armazenar os dados foi usado como instrumento de coleta um protocolo de registro bibliométrico criado pelos autores. Para a análise de dados desses periódicos foi empregada a metodologia de estudo bibliométrico, utilizando diversos indicadores, e para o tratamento dos dados foi feito o uso do Software Microsoft Excel. Os dados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Foram contabilizados 44 artigos de temáticas e objetivos diversos e 70 autores vinculados, principalmente, à região Sul e Sudeste do país. Os resultados mostraram que, após o ano de 2008, houve um aumento considerável na quantidade de artigos produzidos, tendo como metodologia, em sua maioria, estudos documentais e qualitativos. Além disso, muitos trabalhos apresentaram resumos com escrita científica que enfatizaram em suas conclusões a ineficiência da gerência administrativa do Poder Público para garantir uma Educação Especial de qualidade. Portanto, consideramos que a política educacional para as pessoas com deficiência possui limites, possibilidades e desafios, além de serem necessárias novas metodologias em futuros estudos sobre essa política.

Palavras-chave: Educação especial, Política educacional, Estudo bibliométrico.

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Publicado

30-11-2017

Como Citar

FERREIRA, N. C. S.; SOUZA, C. J. de; SILVA, J. H. da; FERNANDES, W. L. Bibliometric study about educational policies for people with disabilities, between 1997 to 2014. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 817–829, 2017. DOI: 10.14244/198271992537. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2537. Acesso em: 23 abr. 2024.

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