Intervenção na pesquisa em educação matemática escolar: possíveis problematizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996143

Palavras-chave:

intervenção, pesquisa, educação matemática escolar

Resumo

Com o advento dos mestrados profissionais, a ideia de intervenção emerge como estratégia de composição de pesquisas em Educação Matemática escolar. Contudo, a sua presença, neste campo, demanda discussões referentes às práticas investigativas. Nesse sentido, o artigo analisa a composição intervencionista em pesquisas em Educação Matemática escolar, problematizando outras possibilidades para a sua inserção nas investigações da área. Metodologicamente, a pesquisa aprofunda-se, a partir da análise de discurso foucaultiana, em dissertações no campo da Educação Matemática produzidas em um Mestrado Profissional em Educação, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Como resultado, nota-se que as pesquisas são conduzidas por uma sequência de ações: realidade, problematização, objetivo, planejamento, aplicação e avaliação. Problematiza-se que as pesquisas consideradas se apoiam no distanciamento da realidade escolar, bem como na elaboração de práticas a partir de uma perspectiva externa do campo. Como outras possibilidades, sugere-se uma perspectiva de intervenção constituída no campo, com os sujeitos e a partir das afetações produzidas no cotidiano do pesquisar

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

MORAES, J. C. P. de; POZZOBON, M. C. C. Intervenção na pesquisa em educação matemática escolar: possíveis problematizações. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e614398, 2024. DOI: 10.14244/198271996143. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6143. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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