Intervenção na pesquisa em educação matemática escolar: possíveis problematizações
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996143Palavras-chave:
intervenção, pesquisa, educação matemática escolarResumo
Com o advento dos mestrados profissionais, a ideia de intervenção emerge como estratégia de composição de pesquisas em Educação Matemática escolar. Contudo, a sua presença, neste campo, demanda discussões referentes às práticas investigativas. Nesse sentido, o artigo analisa a composição intervencionista em pesquisas em Educação Matemática escolar, problematizando outras possibilidades para a sua inserção nas investigações da área. Metodologicamente, a pesquisa aprofunda-se, a partir da análise de discurso foucaultiana, em dissertações no campo da Educação Matemática produzidas em um Mestrado Profissional em Educação, localizado no extremo sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Como resultado, nota-se que as pesquisas são conduzidas por uma sequência de ações: realidade, problematização, objetivo, planejamento, aplicação e avaliação. Problematiza-se que as pesquisas consideradas se apoiam no distanciamento da realidade escolar, bem como na elaboração de práticas a partir de uma perspectiva externa do campo. Como outras possibilidades, sugere-se uma perspectiva de intervenção constituída no campo, com os sujeitos e a partir das afetações produzidas no cotidiano do pesquisar
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Carlos Pereira de Moraes, Marta Cristina Cezar Pozzobon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-20
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29