Metodologias‌ ‌ativas‌‌ em tempos de crise: estratégias ‌de‌ ‌conhecimento‌ ‌no‌ ‌processo‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌e‌ ‌aprendizagem‌‌

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6120

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Metodologias significativas, Estratégias de conhecimento, Tempos de crise

Resumo

Com o propósito de obter êxito no processo de ensino-aprendizagem frente aos desafios em tempos de crise em virtude do da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença por ele causada, o Covid-19, em que a sala de aula se torna um lócus de potencial contágio, teve-se de forma emergencial uma transformação na forma de ensinar. Tal fato traz consigo a necessidade de utilizar metodologias ativas e significativas, fundamentadas nos princípios da pedagogia interativa, trazendo à tona o estudante como protagônico, por meio de experiências sentidas e vividas. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de metodologias ativas como estratégias de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem em tempos de crise. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, configurando-a como de abordagem qualitativa. Em relação à coleta de dados, adotou-se a pesquisa bibliográfica na obtenção de dados primários e a aplicação de questionário para os dados secundários. Com esse estudo, concluiu-se que foram necessárias e imprescindíveis mudanças na forma de ensino-aprendizagem em tempos de crise, utilizando as ferramentas tecnológicas como suporte, protagonizando o aluno, permitindo formas diferenciadas na busca de conhecimentos, sendo esse, o “novo normal” no âmbito educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq). Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, interseccionalidade, pedagogia crítica e transformadora, tecnologias contemporâneas de poder, diferenças e diversidade na escola, sexualidades na educação, formação docente, diversidades sexuais, diferenças e diversidade nas organizações, educação continuada em diversidade, organizações saudáveis. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância, [S.L], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 129-152.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 2117, de 06 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020.

CARMO, Renata de Oliveira Souza; FRANCO, Aléxia Pádua. Da Docência Presencial à Docência Online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, [S.L.], v. 35, p. 1-29, 2019.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa & Projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 335 p.

G1. Puxado por EUA, mundo tem recorde de mortes por Covid. G1, 2021. Disponível em:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/13/eua-registram-recorde-de-quase-4500-mortes-por-covid-19-em-24-horas-diz-universidade.ghtml. Acesso em 14 jan. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 355 p.

GLASSER, William. Teoria da Escolha: uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.

HODGES, Charles. MOORE, Stephanie. LOCKEE, Barb. TRUST, Torrey. BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 2020. Disponível em: https://

er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 09 jan. 2021.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.

OMS. Coronavirus disease 2019 (2019). Situation Report – 51. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em 15 de junho de 2020.

PARANHOS, W. R.; WILLERDING, I. A. V. ; LAPOLLI, E. M. . PRÁTICAS DOCENTES: possibilidades do uso da Pedagogia da Autonomia em tempos de pandemia. In: Andréia de Bem Machado; Vera Regina Lúcio. (Org.). Escola, currículo e tecnologias: desafios e possibilidades para a prática pedagógica. 1ed.Curitiba: Bagai, 2021, v. 1, p. 255-266.

RIBEIRO, Raimunda Heveline. CAVALCANTE, Sueli Maria. ANDRIOLA, Wagner Bandeira. SERRA, Antônio Barros. Gestão de aprendizagem no ensino a distância em instituição de Ensino Superior brasileira sob a ótica dos fatores críticos de sucesso. Revista Paidéi@ – Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 11, n. 19, 2019.

SALES , Daniela P.; VIÉGAS. , Deracilde S. S.; SILVA, Laise F. B.; SILVA, Andrew A.; LIMA, Boaz T.; LOPES, Ilda M. S. Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem em Escolas de Alternância. Revista ESPACIOS, v. 40, n. 23, s/p. 2019.

SOTO-ACOSTA, Pedro. COVID-19 Pandemic: shifting digital transformation to a high-speed gear. Information Systems Management, UK v. 37, n.4, 260-266.

SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais. Sociedade do Conhecimento. Comunicação & Sociedade, [S.L.], v. 27, n. 45, p. 11-22, 2006.

UNESCO [UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION] COVID-19 Educational disruption and response. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: http:// www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363. Acesso em: 12 jan. 2021.

WILLERDING, Inara Antunes Vieira; LAPOLLI, Édis Mafra. Educação empreendedora: o uso da criatividade na formação do profissional do século XXI. In: TEIXEIRA, Clarissa Stefani; LEBLER, Cristiane Dall’ Cortivo; SOUZA, Marcio Vieira de (org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2020. p. 181-195.

XIAO, Chunchen and Yi Li. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda. Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities, American Ethnologist, 2020. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focusedconcerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-oneducation-in-china. Acesso em 09 jan. 2021.

Downloads

Publicado

25.10.2024

Como Citar

ROSLINDO PARANHOS, William. Metodologias‌ ‌ativas‌‌ em tempos de crise: estratégias ‌de‌ ‌conhecimento‌ ‌no‌ ‌processo‌ ‌de‌ ‌ensino‌ ‌e‌ ‌aprendizagem‌‌. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6120159, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6120. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6120. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-08-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.