Saberes sobre altas habilidades/superdotação na formação inicial de professores de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6093

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de Professores, Altas Habilidades, Superdotação.

Resumo

O presente artigo tem como temática a formação inicial de educadores musicais para a atuação com alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Essa pesquisa teve por objetivo geral: investigar e analisar os conteúdos e conhecimentos relacionados às AH/SD no currículo ofertado na formação inicial dos professores de música. Os objetivos específicos foram: a) verificar e analisar as matrizes curriculares, os projetos pedagógicos e os conteúdos relacionados às AH/SD em cursos de Licenciatura Plena em Música (LPM); b) identificar e analisar a interação dos licenciandos em música com a temática AH/SD nas disciplinas de seus cursos, em experiências profissionais e de estágio supervisionado e em participações em grupos de pesquisa e/ou cursos de extensão; e c) identificar aspectos da educação musical que contribuam para o desenvolvimento de habilidades na área da música e em demais áreas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de níveis exploratório e descritivo, contemplando pesquisas documentais e levantamentos de campo realizados em três instituições de ensino superior que ofertavam cursos de Licenciatura Plena em Música (LPM) no estado de São Paulo. Foi verificada a hipótese de uma possível lacuna na formação dos licenciandos e buscou-se oferecer subsídios para discussão, reflexão, adequação e aprimoramento de propostas pedagógicas em diferentes dimensões. Os resultados indicaram: baixo conhecimento dos discentes dos cursos investigados sobre o tema de AH/SD; arranjos curriculares com conteúdos de Educação Especial apresentados de forma rasa em documentos curriculares; desafios e propostas para a contemplação desses conteúdos nessas licenciaturas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Trindade de Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2018) e bolsista da Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2016). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID UNAERP, subprojeto Música (2015-2016). Professor de Música no projeto de integração da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Pontal - SP(2017).

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar. Participou da fundação da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE). 

Downloads

Publicado

24-10-2024

Como Citar

ALMEIDA, A. T. de .; COSTA, M. da P. R. da. Saberes sobre altas habilidades/superdotação na formação inicial de professores de música. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6093139, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6093. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6093. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-08-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-20
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-24