Saberes sobre altas habilidades/superdotação na formação inicial de professores de música
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6093Palavras-chave:
Educação Especial, Formação de Professores, Altas Habilidades, Superdotação.Resumo
O presente artigo tem como temática a formação inicial de educadores musicais para a atuação com alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Essa pesquisa teve por objetivo geral: investigar e analisar os conteúdos e conhecimentos relacionados às AH/SD no currículo ofertado na formação inicial dos professores de música. Os objetivos específicos foram: a) verificar e analisar as matrizes curriculares, os projetos pedagógicos e os conteúdos relacionados às AH/SD em cursos de Licenciatura Plena em Música (LPM); b) identificar e analisar a interação dos licenciandos em música com a temática AH/SD nas disciplinas de seus cursos, em experiências profissionais e de estágio supervisionado e em participações em grupos de pesquisa e/ou cursos de extensão; e c) identificar aspectos da educação musical que contribuam para o desenvolvimento de habilidades na área da música e em demais áreas. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de níveis exploratório e descritivo, contemplando pesquisas documentais e levantamentos de campo realizados em três instituições de ensino superior que ofertavam cursos de Licenciatura Plena em Música (LPM) no estado de São Paulo. Foi verificada a hipótese de uma possível lacuna na formação dos licenciandos e buscou-se oferecer subsídios para discussão, reflexão, adequação e aprimoramento de propostas pedagógicas em diferentes dimensões. Os resultados indicaram: baixo conhecimento dos discentes dos cursos investigados sobre o tema de AH/SD; arranjos curriculares com conteúdos de Educação Especial apresentados de forma rasa em documentos curriculares; desafios e propostas para a contemplação desses conteúdos nessas licenciaturas.
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