Educação judiciária com adolescentes no Município de São Carlos/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995421

Palavras-chave:

Adolescentes, Ato infracional, Educação não-escolar, Sistema socioeducativo.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise e discussão das concepções e das práticas educativas interinstitucionais no funcionamento do Sistema Socioeducativo do Município de São Carlos – São Paulo. O problema de pesquisa é sintetizado pela seguinte questão norteadora: Quais são as concepções e as práticas educativas para o funcionamento do Sistema Socioeducativo no Município de São Carlos? De maneira a responder a essa questão, utilizou-se a análise de conteúdo no processo científico, sustentada por uma abordagem epistemológica que visa produzir o concreto pensado no processo de abstração, análise e síntese da realidade, de fundamento materialista histórico-dialético na produção de conhecimento. Os resultados da pesquisa apontam perspectivas de cooperação entre as instituições para o funcionamento dos procedimentos de apuração e de acolhimento aos jovens acusados da prática infracional. Identificou-se uma vontade dos agentes do poder público em congregar as responsabilidades entre instituições e parceiros da sociedade, de modo a buscar uma melhor articulação do trabalho socioeducativo e oferecer uma estrutura mais adequada aos jovens, orientados pelas tendências educativas técnico-científica, repressivo-reprodutivista e humanista-existencial. Na diversidade de concepções e de especificidades nas funções de cada instituição, depreende-se um engajamento para a consolidação de uma pedagogia da cooperação, em vista de minimizar as problemáticas de violências e de infrações que envolvem a população jovem.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Federal de São Carlos

Julio Cesar Francisco é pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi pesquisador visitante de doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers - Cnam, Paris/França, financiado pelo BEPE - FAPESP. Auxiliar técnico do Corpo Editorial da Revista REVEDUC/UFSCar. Pesquisador associado no Laboratoire Interdisciplinaire de la sociologie économique - Lise/Cnam. E-mail: socioeducativo.julio@gmail.com

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), Especialista em Saúde Pública com Capacitação em Saúde Mental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Contato: relopes@ufscar.br

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

CESAR FRANCISCO, J. .; ESQUERDO LOPES, R. . Educação judiciária com adolescentes no Município de São Carlos/SP . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5421064, 2021. DOI: 10.14244/198271995421. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5421. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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