Cenário avaliativo inovador no Ensino Superior: análise a partir de uma e-rubrica holística bifocal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995223

Palavras-chave:

Avaliação do Desempenho Discente, Ensino Superior, Educação para a Inovação, Curso de Licenciatura.

Resumo

Este texto está centrado na adoção de práticas avaliativas inovadoras no Ensino Superior. O estudo foi realizado em dois componentes curriculares, Letramentos em Espanhol e Letramento em Inglês, de um curso de Letras - Línguas Adicionais ofertado em uma universidade pública brasileira, tendo como objetivo contrastar a utilização de uma e-rubrica holística adotada para a avaliação tanto do processo quanto dos resultados de desempenhos discentes durante um semestre letivo em que se promoveu um projeto integrado a partir da temática da Felicidade. Ao longo do semestre, foram realizadas um conjunto de mentorias voltadas a qualificar o letramento em avaliação dos atores envolvidos. Ao final do semestre letivo, foi proposto que tanto as docentes quanto os discentes lançassem mão de uma mesma rubrica holística criada para ambas as disciplinas. Os dados evidenciaram que não ocorreram diferenças estatísticas entre as pontuações atribuídas pelas docentes e as pontuações autoatribuídas pelos discentes. Além disso, os desempenhos finais foram mais altos com a adoção da proposta avaliativa implementada, em comparação aos semestres em que não havia a avaliação através de rubricas e tampouco o trabalho integrado entre ambas as disciplinas. A experiência trouxe confiabilidade para as docentes sobre a autopercepção sincera e adequada dos discentes em relação ao seu conhecimento e se mostrou favorável para ampliação, difusão e adoção de propostas similares em outros contextos.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada 2 na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutora em Letras (Linguística Aplicada), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e fez seus estudos de Pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (Uruguai). Atualmente atua no curso de graduação em Letras (Línguas Adicionais - Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), no campus Bagé. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: evasão, retenção, engajamento e avaliação no Ensino Superior. 

Paulo Fernando Marques Duarte Filho, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2000), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa. Desenvolve trabalhos em modelagem matemática utilizando teorias de filas e análise de dados utilizando o software R. Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa (EALQ), realizando a análise dados qualitativos e quantitativos. Também integra o Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA). 

Gabriela Bohlmann Duarte , Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras- Licenciatura em Português/Inglês e respectivas Literaturas, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na área de Linguística Aplicada. É Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Bagé (UNIPAMPA), atuando no curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, na área de Ensino de Língua Inglesa, e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa. Tem interesses de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

BRASIL IRALA, V. .; FERNANDO MARQUES DUARTE FILHO, P. .; BOHLMANN DUARTE , G. . Cenário avaliativo inovador no Ensino Superior: análise a partir de uma e-rubrica holística bifocal . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5223072, 2021. DOI: 10.14244/198271995223. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5223. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

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