Prototipação de puzzles geométricos para o Ensino Médio: desafios e contribuições do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995034Palavras-chave:
Ensino remoto, TDIC, Geometria Espacial, Formação docenteResumo
A pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou diferentes setores da sociedade, dentre eles, a escola, com isso, a comunidade escolar precisou reavaliar suas formas de interação e uma das estratégias implementadas foi o desenvolvimento do ensino remoto emergencial, com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Isso posto, este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as contribuições de uma formação, realizada por meio do ensino remoto emergencial, sobre o ensino de Geometria Espacial, a partir da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas. A formação foi realizada com vinte professores de Matemática de regiões distintas do Brasil. Os encontros e a execução das atividades foram realizados entre os meses de maio e junho de 2020, completamente a distância, organizados em cinco encontros síncronos (Google Meet) e assíncronos (Google Classroom e Whatsapp). A pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados: videogravações, atividades desenvolvidas com o software GeoGebra, além de protocolos de atividades assíncronas. Os resultados, obtidos por meio da análise de conteúdo, indicam contribuições relacionadas com a apropriação e aprofundamento tecnológico, o desenvolvimento profissional e a formação de rede colaborativa. Para estudos futuros, pretende-se expandir a oficina para novas turmas, incluindo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ou em formação inicial e com estudantes de diferentes níveis escolares.
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