Prototipação de puzzles geométricos para o Ensino Médio: desafios e contribuições do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995034

Palavras-chave:

Ensino remoto, TDIC, Geometria Espacial, Formação docente

Resumo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou diferentes setores da sociedade, dentre eles, a escola, com isso, a comunidade escolar precisou reavaliar suas formas de interação e uma das estratégias implementadas foi o desenvolvimento do ensino remoto emergencial, com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Isso posto, este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as contribuições de uma formação, realizada por meio do ensino remoto emergencial, sobre o ensino de Geometria Espacial, a partir da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas. A formação foi realizada com vinte professores de Matemática de regiões distintas do Brasil. Os encontros e a execução das atividades foram realizados entre os meses de maio e junho de 2020, completamente a distância, organizados em cinco encontros síncronos (Google Meet) e assíncronos (Google Classroom e Whatsapp). A pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos para a coleta de dados: videogravações, atividades desenvolvidas com o software GeoGebra, além de protocolos de atividades assíncronas. Os resultados, obtidos por meio da análise de conteúdo, indicam contribuições relacionadas com a apropriação e aprofundamento tecnológico, o desenvolvimento profissional e a formação de rede colaborativa. Para estudos futuros, pretende-se expandir a oficina para novas turmas, incluindo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ou em formação inicial e com estudantes de diferentes níveis escolares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo do Carmo de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado a UECE. Colaborador no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e no Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMIDIA), ambos vinculados a UFC. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Fortaleza. Bolsista de Iniciação Cientifica (IC/UECE) no período de 2013 a 2015. Áreas de interesse de pesquisa: Tecnologias Digitais na Educação; Ensino de conceitos matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental; Formação de Professores que ensinam Matemática.

Arianny de Sousa Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Possui pós-graduação em Ensino de Matemática pela Faculdade Ateneu (2014). Participação no projeto de monitoria acadêmica da disciplina Laboratório de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Exerceu as funções de Tutora Presencial da Universidade Estadual do Ceará ministrado por intermédio do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2014-2016). Professora desde 2009, com experiência em escolas particulares e profissionalizantes. Coordenadora Escolar na EEEP PROFESSORA ALDA FAÇANHA (2017-2019). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) - Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE).

Francisco Ellivelton Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2019). Especialista em Ensino de Matemática e Ciências Naturais pela Faculdade UniBF (2020). Técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE (2016).

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Faz parte da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018). Atualmente atua na consultoria para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, formação de conceitos e Didática.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade: Remote education: between illusion and reality / Educación remota: entre ilusión y realidad. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BENK, Polyana; SILVA, Sérgio Marconi da; FIGUEIREDO, Elisandra Bar de; SIPLE, Ivanete Zuchi. O Princípio de Cavalieri: numa abordagem apoiada pelas tecnologias atuais. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação – COLBEDUCA. V. 1. 2016

BARBOSA, Cirléia Pereira. Desenvolvimento do Pensamento Geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino par/a professores e formadores de professores. 2011. 65p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto) – Universidade Federal de Ouro Preto, Belo Horizonte, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/ Decreto/D9057.htm. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, 2018.

CASTRO, Juscileide Braga de. Construção do conceito de covariação por estudantes do ensino fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais. 275f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.

COSTA, Adriano Ribeiro da. A Educação a Distância no Brasil: Concepções, histórico e bases legais. Rios Eletrônica - Revista Científica da Faculdade Sete de Setembro. Paulo Afonso, BA, a. 11, n. 12, p. 59-74, 2017.

GARRIDO, Yolanda Proenza; LEYVA, Luis Manuel Leyva. Pensamiento geométrico en los escolares primarios: un modelo didáctico para estimularlo. In: Congresso Internacional de Matemática e computação, 2005, Holguín. Anais eletrônicos... Holguín., 2005.

GOMES, Luiz Fernando. EaD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 1, pág. 13-22. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141440772013000100002&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso: 19 de agosto de 2020.

GUEDES, Fátima de Fátima dos Santos; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D: softwares potencialmente significativos para o ensino da geometria espacial. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.2 n.3 set/dez 2012.

HECK, Miriam Ferrazza. Considerações sobre a base nacional comum curricular (BNCC) e as unidades de conhecimento matemático. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 5, n. 13, 2019.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 março 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 20 agosto 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Da Rigidez do Olhar Euclidiano às (Im)Possibilidades de (Trans)Formação dos Conhecimentos Geométricos do Professor de Matemática. 2004. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação-UFF. Niterói. 450 p., 2004.

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF, 2003.

LIRA, Arianny de Sousa; LEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. Como o Processo de Produção de Mídias pode contribuir para a Formação Docente? Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, p. 425-434, 2019.

LORENZATO, Sergio. Para Aprender Matemática. Campinas: Autores Associados. 2006.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Campo Grande: OMEP/BR/MS, 2016.

PAPERT, Seymour. Logo: Computadores e Educação. 3ª ed. São Paulo: Editora brasiliense s.a. 1985.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Ed. revisada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. São Paulo: Artmed, 216 p., 2004.

PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática, n.31, p. 9-12 e 20, 1994.

PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 159-192.

PRIMO, Márcio Eduardo. O princípio de Cavalieri para o cálculo de volumes no ensino médio: algumas possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

RODRIGUES, Danielle dos Santos; KAIBER, Carmen Teresa. A Geometria Espacial no Ensino Médio: contribuições da utilização de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA). Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 149-167, dez. 2019.

SOUZA, Danilo do Carmo de; LIRA, Arianny de Sousa; BARBOSA, Francisco Ellivelton; CASTRO, Juscileide Braga de. Tecnologias Digitais e Geometria Espacial: contribuições de uma formação de professores na perspectiva do ensino remoto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 272-281. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.272.

SOUZA JÚNIOR, José Carlos de; CARDOSO, Andrea; CALIXTO, Rejiane Aparecida. GeoGebra 3D uma ferramenta para estudo de volumes no ensino médio. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, ISSN-e 2236-5362, ISSN 1517-0276, Vol. 12, Nº. 1, 2014, págs. 755-764. 2014.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

SOUZA, D. do C. de; LIRA, A. de S.; BARBOSA, F. E.; CASTRO, J. B. de. Prototipação de puzzles geométricos para o Ensino Médio: desafios e contribuições do ensino remoto emergencial. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e5034052, 2021. DOI: 10.14244/198271995034. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5034. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-01
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30