O currículo escolar na escola de tempo integral: sentidos e significados atribuídos por professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994942

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Escola de tempo integral, Formação integral.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e compreender as concepções dos professores sobre o currículo no contexto pedagógico da escola de tempo integral, considerando a ação ativa destes na ressignificação das práticas curriculares. A pesquisa realizada enquadra-se numa abordagem qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, e privilegiou como orientação metodológica o estudo de caso, cujo desenvolvimento concretizou-se numa escola pública de tempo integral da rede pública estadual de Manaus. Para a recolha de dados, a entrevista semiestruturada foi adotada como instrumento principal, aplicada aos professores, sujeitos-participantes privilegiados. A análise de conteúdo se constituiu como vertente teórico-metodológica para o tratamento dos dados empíricos. Os diversos sentidos atribuídos ao currículo, tendo em vista a formação integral, evidenciam que a concepção de currículo, pela ótica dos professores participantes da pesquisa, assenta-se numa plasticidade de perspectivas e numa permanente tensão entre atender as demandas das avaliações em larga escala, apoiadas em requisitos curriculares de elevação do desempenho, e os valores que os professores julgam ser importantes para a formação integral dos alunos. Observou-se que os professores reelaboram e recriam as experiências de ensino, impingidos pelo tempo integral e, em alguma medida, ressignificam o currículo e as práticas pedagógicas em situações de gestão curricular, por vezes ambíguas, contraditórias e mesmo potencialmente transformadoras.

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Biografia do Autor

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, multi/interculturalismo, formação e identidade docente, didática e metodologias de ensino, planejamento educacional e avaliação.

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

REIS, D. A. dos . O currículo escolar na escola de tempo integral: sentidos e significados atribuídos por professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4942055, 2021. DOI: 10.14244/198271994942. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30