Trilha para internacionalização em casa: Brasil-Colômbia em espaços não formais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994884

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização em casa, Educação em espaços não formais, Global Sul.

Resumo

Um dos impactos da pandemia ocasionada pela Covid-19 é a diminuição da internacionalização via mobilidade acadêmica e a necessidade da consolidação de outras formas de internacionalização, como “internacionalização em casa” – IaH. Neste bojo, o presente artigo discute uma experiência de internacionalização entre Brasil e Colômbia, com o fito de oferecer subsídios à concepção de internacionalização em casa. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, na disciplina de Educação em Espaços não Formais, em uma universidade comunitária. A experiência ocorreu nos meses de março e abril de 2019 e teve como suporte o aplicativo Meet do pacote Classroom da Google. A metodologia se consubstanciou numa Trilha para a Internacionalização em Casa, mediante a proposição de quatro etapas: Conhecimento e avaliação da proposta; Planejamento conjunto Brasil-Colômbia; Vivência virtual; e Avaliação da experiência. Como resultados da investigação, são apontados desafios, tais como a consolidação de uma cultura de ensino online e/ou híbrido nos cursos presenciais, a possibilidade de ampliação das ações de internacionalização por intermédio da tecnologia; outrossim, merece destaque a contribuição de que a perspectiva da internacionalização em casa pode possibilitar o aprimoramento da qualidade da educação superior, considerando principalmente a internacionalização Sul-Sul.

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Biografia do Autor

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Integrante da RedGUIA.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-doutora no LILLAS/Universidade do Texas. Professora Titular da PUCRS, Coordenadora do CEES – Centro de Estudos em Educação Superior, Coordenadora da RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior. Pesquisadora 1A CNPq.

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Publicado

30.11.2021

Como Citar

KOHLS-SANTOS, Pricila; COSTA MOROSINI, Marília. Trilha para internacionalização em casa: Brasil-Colômbia em espaços não formais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4884048, 2021. DOI: 10.14244/198271994884. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4884. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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